Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3309
Título: Web semântica e personalização : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online
Autor: Tomás, Cecília
Orientador: Teixeira, António
Palavras-chave: Comunidades virtuais
Comunicação virtual
Motores de busca
Motores de busca
Web 3.0
Semântica
Ensino virtual
Recursos educacionais abertos
Social-semantic web
OER
Identity
Personalization
Ethics
Data de Defesa: 2013
Citação: Tomás, Cecília - Web semântica e personalização [Em linha] : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online. Lisboa : [s.n.], 2013. 208 p.
Resumo: A evolução tecnológica tem mostrado que as mudanças são cada vez maiores, mais rápidas e disruptivas. Espelhando o mundo habitado pelo ser humano, a web 2.0 trouxe as dimensões da abertura, partilha e colaboração centrando a ação dos indivíduos nos inter-relacionamentos pessoais colocando-os a interagir, em comunidades diferenciadas, através de ferramentas virtuais (colaborativas). A criação de uma identidade (virtual) narrativa (conectiva) manifesta-se neste estar em rede, muitas vezes visto na sua dimensão de fragilidade ou fluidez relacional capazes de conduzir a uma massificação humana. Porém aquilo que a tecnologia potencia (recolocada no seu devido lugar ao instrumento cabe apenas a utilidade) depende da intencionalidade da utilização do instrumento aliada à responsabilidade humana capaz de prever e analisar consequências. As dimensões pessoal e social possibilitadas pela web 2.0 serão potenciadas pela capacidade da tecnologia semântica presente na web 3.0. A personalização que a tecnologia inteligente é capaz de implementar será visível em dimensões díspares possibilitadas pela nuvem (Cloud) de dados (Big Data) abertos (Open) e ligados (Linked), capazes de reproduzir e, ao mesmo tempo, de rastrear comportamentos. Comportando uma abordagem teórica sobre as aplicações semânticas tanto em termos gerais como em termos educacionais, a investigação avança sobre um estudo de caso. ‘Serendipity’ é um protótipo social-semântico criado na Universidad Tecnica Particular de Loja no Equador; pesquisador inteligente de Recursos Educacionais Abertos OpenCouseWare este motor de busca privilegia as potencialidades da abertura da web 2.0 ao que junta uma arquitetura e linguagem semântica. Desta sinergia surge uma personalização da pesquisa pelo nível de utilidade de que ela é capaz. Cada vez mais aberta e personalizada a tecnologia semântica traz para a educação o reequacionar da aprendizagem e, assim, das posições dos seus agentes, para a pessoa uma integração das narrativas construídas pelo agente na descoberta do plano da alteridade reconsiderando-se a dialética deontológico - utilitarista que, para a sociedade, tornará possível uma maior humanização capaz de, ao limite, permitir uma mudança paradigmática. Ao ser humano cabe a decisão; à máquina, extensão e incremento das suas capacidades, caberá a utilidade de responder de forma, cada vez mais automatizada, às necessidades da humanidade e ou aos caprichos do ser humano. Como resultado de toda a investigação são feitas algumas recomendações às academias que terão de rever as suas funções, bem como as que dela fazem parte.
Technological developments have shown changes are bigger, faster and more disruptive. Reflecting the human world, web 2.0 brought openness, sharing and collaboration dimensions focusing action of individuals in inter-personal relationships by putting them to interact in different communities through virtual tools (collaborative). The creation of a narrative (connective) identity (virtual) manifests this being networked, often seen in its dimension of fragility or fluidity relational able to lead to a human massification. However what technology enhances (replaced in its place to the instrument fits just the utility) depends on the intention of using the instrument coupled with human responsibility able to predict and analyze consequences. The personal and social dimensions made possible by web 2.0 will be enhanced by the ability of the technology present in the semantic web 3.0. The customization that smart technology is able to implement will be visible in dissimilar dimensions made possible by the Linked Open Data Cloud, able to reproduce and at the same time, to track behaviors. Involving a theoretical approach to the semantic applications both in general matter as educational, this research advances to a case study. 'Serendipity' is a socialsemantic prototype created in the Universidad Tecnica Particular de Loja in Ecuador; Intelligent researcher of Open Educational Resources OpenCouseWare this search engine emphasizes the potential openness of Web 2.0 adding a semantic architecture and language. By this synergy arises customization of search through the utility level that it is capable. Increasingly open and personalized semantic technology brings to education the rethink of learning and so the review positions of its agents, to the person an integration of narratives elaborated by the agent in the discovery of otherness reconsidering the plan reconsidering the deontological and utilitarian dialectics that, for society, will enable a more humanization allowing a paradigm shift. To the human been gets to decide; to the machine, extension and an increase of human capabilities, it will be up the utility to respond, increasingly automated, to the needs of humanity or to the Man whims. As a result of all research some recommendations are made to Academies that wich have to review its functions, as well as those that are part of it.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3309
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

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