Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3306
Título: As tecnologias no ensino das ciências aos cursos profissionalizantes : inovações pedagógicas emergentes
Autor: Costa, Henriqueta Silva
Orientador: Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Ensino secundário
Ensino profissional
Ensino das ciências
Cursos profissionais
Novas tecnologias
Inovações educativas
Estudo de casos
Madeira
Pedagogical innovation
Technological literacy
Scientific literacy
Mathematic literacy
Vocational courses
Data de Defesa: 2013
Citação: Costa, Henriqueta Silva - As tecnologias no ensino das ciências aos cursos profissionalizantes [Em linha] : inovações pedagógicas emergentes. Lisboa : [s.n.], 2013. 347 p.
Resumo: Os alunos que frequentam hoje em dia o ensino secundário adquiriram já, ao longo da sua vida, no meio escolar e no ambiente familiar, importantes conhecimentos tecnológicos. Assim, a literacia digital é, cada vez mais, uma realidade que entra todos os dias na escola em vez de um processo a ser iniciado por esta. Tecnologia e ciência andam a par e a familiaridade dos alunos com a primeira pode e deve ser utilizada pelos professores para motivar para a aprendizagem das ciências mas, sobretudo, para desenvolver com os seus alunos novos processos de ensino e aprendizagem. O presente estudo identifica inovações pedagógicas com recurso às tecnologias que os professores de ciências dos cursos de natureza profissionalizante implementam e dá a conhecer os papéis de professores, alunos, direções executivas e contexto escolar na facilitação do desenvolvimento destas inovações. A nossa investigação, integrada num paradigma qualitativo, apresenta-se como um estudo de caso múltiplo constituído pelo estudo cruzado de três escolas da Região Autónoma da Madeira, uma escola urbana, uma escola suburbana e uma escola rural integradas em contextos sócio-económicos muito distintos. O trabalho de campo desenvolveu-se ao longo do ano letivo 2011/2012 e consistiu na realização de entrevistas aos professores de ciências e às direções executivas das escolas participantes, à observação de aulas, aplicação de questionários e análise documental. Com este estudo verificou-se que ambos professores e alunos assumem a importante contribuição da tecnologia em significativas mudanças nos processos de ensino aprendizagem nomeadamente na promoção da aprendizagem centrada no aluno e do trabalho colaborativo. Os resultados apontam para a importância das lideranças escolares, do desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e do contexto sociocultural em que se integram as escolas na implementação das referidas inovações.
High school students, nowadays, have acquired important technological skills both at home and at school. Therefore, digital literacy is a reality within schools and no longer a process initiated in the school. Technology and science are hand in hand and the students’ familiarity with the first can be used by teachers to motivate their students to learn science and, most of all, to develop new learning processes in their students. In this study we identify pedagogical innovations with the use of technology in vocational courses implemented by science teachers and understand the roles played by teachers’, students’ schools’ executive directions’ and social context in facilitating the development of these innovations. This research, developed in a qualitative paradigm, is a multiple case study formed by the crossed study of three schools in Madeira Autonomous Region, an urban school, a suburban school and a rural school with very different socio-economic contexts. The field work took place throughout the school year of 2011/2012 and consisted in conducting interviews to science teachers and executive directions from the participating schools, observing classes, applying questionnaires to both students and science teachers and developing documentary analysis. With this study we were verified that both teachers and students understand the importance of technology contributing to central changes in the learning processes especially in the promotion of student centered learning and the development of collaborative practices. Our results point out the importance of schools’ learderships, of teachers’ personnal and professional development and of the social context in which schools belong in the implementation of such innovations.
Descrição: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3306
Aparece nas colecções:Liderança Educacional / Educational Leadership

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese final - maio 2014.pdf2,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.