Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3305
Título: Estilo(s) de liderança dos diretores em escolas públicas não agrupadas no ensino secundário da região do Alentejo
Autor: Inocêncio, Serafim António Martins
Orientador: Grave-Resendes, Lídia
Palavras-chave: Liderança
Organização escolar
Diretores
Ensino secundário
Escola
Gestão de estabelecimentos de ensino
Estudo de casos
Alentejo
School management
School leadership
Leadership styles
Principals
Public school
Data de Defesa: 2013
Citação: Inocêncio, Serafim António Martins - Estilo(s) de liderança dos diretores em escolas públicas não agrupadas no ensino secundário da região do Alentejo [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. 2 vol.
Resumo: Esta investigação tem como principal objetivo, identificar e caraterizar o estilo(s) de liderança dos diretores em oito escolas secundárias não agrupadas da região do Alentejo, pretendendo compreender a forma como os docentes, os assistentes operacionais e técnicos das escolas em estudo avaliam os comportamentos apresentados pelo Diretor(a) na sua organização escolar através das suas perceções, bem como o modo como essa liderança é percecionada pelos seus diretores. Para tal, tentámos delinear um caminho lógico para a nossa investigação, tendo como referencial teórico as principais teorias nas organizações e as diferentes abordagens sobre as imagens organizacionais da escola. Para analisar e refletir sobre a problemática da liderança nas organizações educativas, considerámos ser necessário realizar uma abordagem normativa da gestão escolar em Portugal, desde a reforma educacional de Veiga Simão, até os nossos dias. Por fim, refletimos sobre a evolução histórica das abordagens conceptuais ao estudo da liderança, bem como a liderança nas organizações educativas que, através da sua análise, nos ilustrasse sobre as diversas perspetivas de liderança, suas abordagens e estilos, dando maior relevância à temática da liderança transformacional, transacional, laissez-faire e liderança escolar. Em termos metodológicos, optámos por um estudo de caso múltiplo, envolvendo uma dimensão qualitativa de cariz essencialmente descritivo/interpretativo, que privilegiámos, e outra quantitativa, que se traduziu numa mais-valia para a investigação. O instrumento de recolha de dados aplicado foi o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-5x), da autoria de Bruce Avolio e Bernard Bass (2004) e entrevistámos os oito diretores. A partir dos dados apresentados e discutidos nesta investigação, tendo como referencial o quadro teórico proposto, identificámos o estilo de liderança transformacional como o mais utilizado pelos diretores das escolas, seguido do transacional e como o menos utilizado o laissez-faire, considerando o mais recente quadro legislativo que aprova o regime de autonomia, administração e gestão das escolas públicas em Portugal.
The aim of this research is to identify and characterize the type or types of leadership of eight Principals of secondary schools in the region of Alentejo. This research reflects, on the one side the way teachers and all the school staff from these schools assess, through their personal perceptions, the behaviour of their own Principal, and on the other side the way leadership is perceived by each Principal. In order to pursue the aim of this research, our action was planned taking into account the main organizational theories and different approaches to new school organizational images.To analyse and think back on the theme leadership in educational organizations, we considered we should carry out a normative approach to the school management in Portugal from Veiga Simão´s Educational Reform to the present day. At last we thought back on the historical evolution of the conceptual approaches to the study of leadership, as well as leadership in educational organizations, and through its analysis it could illustrate us the various leadership perspectives, their approaches and styles, giving major relevance to the transformational, transactional, laissez-faire and school leadership. Concerning methodology we opted for a multiple case study, involving not only a qualitative dimension essentially descriptive/interpretative, which was privileged but also a quantitative one that was undoubtedly a surplus value for the research. The instrument used for data collection was the Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-5x), by Bruce Avolio and Bernard Bass (2004) and the Principals were also interviewed. From the data presented and discussed in this research and based on the proposed theoretical framework, the transformational leadership style was identified as the most used by the Principals, followed by the transactional and the least type used was the laissez-faire type, considering in the most recent legislative framework which approves the autonomy, administration and management of public schools in Portugal.
Descrição: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3305
Aparece nas colecções:Liderança Educacional / Educational Leadership

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