Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3304
Título: Comunidades de aprendizagem : a importância dos processos colaborativos de liderança
Autor: Catela, Hermengarda Mafalda de Sousa Prego
Orientador: Pereira, Alda
Palavras-chave: Comunidades de aprendizagem
Papel da escola
Trabalho colaborativo
Liderança
Processos de aprendizagem
Projetos de educação
Learning community
Leadership
Collaboration
School that learns
Dialogic learning
Data de Defesa: 2013
Citação: Catela, Hermengarda Mafalda de Sousa Prego - Comunidades de aprendizagem [Em linha] : a importância dos processos colaborativos de liderança. Lisboa : [s.n.], 2013. 2 vol.
Resumo: Num contexto social caracterizado pela globalização, revela-se essencial o desenvolvimento de modelos e estratégias que procurem dar resposta aos diversificados desafios lançados às instituições educativas. A melhoria dos processos de ensino e aprendizagem exige a realização de procedimentos de pesquisa e análise em torno de diferentes realidades educativas no sentido do conhecimento, compreensão e partilha de práticas que possam contribuir para a construção de uma escola de sucesso para todos. Ao encontro desta linha de pensamento, analisamos no presente trabalho uma comunidade de aprendizagem implementada de acordo com o modelo desenvolvido pelo Centro Especial de Investigación en Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades da Universidade de Barcelona, atualmente em execução em diversas escolas de Espanha, Brasil e Chile. O estudo foi realizado ao longo de cinco anos letivos, de 2007/2008 a 2011/2012, numa escola rural situada no interior de Espanha, a escola de Ariño, cujo projeto de transformação em comunidade de aprendizagem teve início no ano letivo 2002/2003. A investigação consistiu em compreender os fatores que se encontram na origem do desenvolvimento e sustentabilidade do projeto centrando a análise nas dimensões de organização e desenvolvimento da comunidade de aprendizagem e dos processos de colaboração, cooperação e liderança. A realização deste estudo permitiu-nos descrever e compreender um modelo de organização e atuação educativa dotado de características próprias e cujos efeitos, de acordo com os dados obtidos, parecem ir ao encontro das aspirações dos seus protagonistas. Os resultados da investigação apontam para a existência de fatores que determinam o sucesso de implementação e desenvolvimento da comunidade de aprendizagem, apontando o recurso à colaboração dos diversos intervenientes na dinâmica educativa e a presença de uma liderança ativa como dimensões fundamentais na sustentabilidade do projeto.
In a social context characterized by globalization, it is essential the development of models and strategies that seek to respond to the various challenges issued to educational institutions. The improvement of teaching and learning processes requires the completion of research and analysis procedures around different educational realities in the sense of knowledge, understanding and sharing of practices that can contribute to the construction of a school of success for everyone. Being consistent with this line of thought, we analyze in this work a Learning Community implemented according to the model developed by Centro Especial de Investigación en Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades from the University of Barcelona, currently running in various schools in Spain, Brazil and Chile. The study was conducted over a period of five academic years, from 2007/2008 to 2011/2012, at a rural school located in the interior of Spain, the Ariño school, whose project of transformation in learning community began in the academic year of 2002/2003. The research consisted of understanding the factors that are responsible for the development and sustainability of the project focusing the analysis on the dimensions of organization and development of the learning community and of the collaboration, cooperation and leadership processes. This study allowed us to describe and understand a model of educational organization and performance with its own characteristics and whose effects, according to the obtained data, seem to meet the aspirations of its protagonists. The results of the research point to the existence of factors that determine the success of implementation and development of the learning community, pointing to the use of collaboration of the various participants in the educational dynamics and the presence of an active leadership as essential dimensions in the sustainability of the project.
Descrição: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3304
Aparece nas colecções:Liderança Educacional / Educational Leadership

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_MAFALDA_CATELA_vol_I.pdf3,83 MBAdobe PDFVer/Abrir
TESE_MAFALDA_CATELA_Vol_II_Anexos.pdf3,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.