Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3300
Título: Competências para a formação docente : metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências
Autor: Barros, Daniela Melaré Vieira
Amaral, Sergio Ferreira do
Silva, Dirceu da
Dominguez Garrido, Maria Concepción
García García, Francisco
Biaanchini, David
Garbin, Mônica Cristina
Medina Rivilla, Antonio
Palavras-chave: Ambientes de aprendizagem
Competências e habilidades
Formação docente
Environments of learning
Competences and abilities
Teaching formation
Data: Dez-2008
Citação: Barros, Daniela Melaré Vieira [et al.] - Competências para a formação docente [Em linha] : metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências. "Paidei@". ISSN1982-6109. Vol. 1, Nº 1 (2008), p. 1-25
Resumo: Os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser compreendidos como espaços técnicos e pedagógicos de trabalho educativo. Possuem ferramentas que são utilizadas e substituem as interações do ensino presencial. Além dessa perspectiva nosso objetivo neste artigo é analisar os ambientes de aprendizagem identificando quais os elementos técnicos e pedagógicos de uma metodologia de uso desse espaço virtual, especificamente para facilitar o desenvolvimento de competências e habilidades docentes. A metodologia de pesquisa utilizada sob o enfoque qualitativo foi puramente descritiva e nos possibilitaram chegar a resultados de grande valor para o uso dos ambientes de aprendizagem, delineando uma sequência metodológica e didática de uso.
Virtual environments of learning can be understood as pedagogical and technical spaces of educational work. They have tools that are used and substitute the interactions of presential education. Beyond this perspective our aim in this article is to analyze learning environments identifying which are the technical and pedagogical elements of a methodology of use of such virtual space, specifically to make the development of competences and teaching abilities easier. The methodology of research used under the qualitative approach was purely descriptive and made possible to reach valuable results for the use of learning environments, in which was delineated a methodological and didactic sequence of use.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3300
ISSN: 1982-6109
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo competencia .pdf197,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.