Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3289
Título: Contributos da supervisão pedagógica no âmbito da avaliação de desempenho docente
Autor: Serrano, Élio Ari Rodrigues
Orientador: Miranda, Margarida
Palavras-chave: Professores
Desempenho
Avaliação do desempenho
Supervisão
Desenvolvimento profissional
Política da educação
Evaluations of performance
Pedagogical supervision
Professional development
Reflective practice
School as an organization
Data de Defesa: 2013
Citação: Serrano, Élio Ari Rodrigues - Contributos da supervisão pedagógica no âmbito da avaliação de desempenho docente [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. 176 p.
Resumo: O presente trabalho visa a promoção de uma reflexão sobre os contributos que a avaliação de desempenho pode acrescentar à profissão docente. Nesse sentido, fizemos um estudo qualitativo, que tem como referência o ano letivo 2010/2011, que nos permitiu analisar de forma detalhada o modelo de avaliativo regulamentado pelo Decreto Regulamentar Nº2/2010 de 23 de Junho. Perscrutou-se a perspetiva dos professores avaliados e dos professores avaliadores. Procurou-se alargar a visão deste processo avaliativo auscultando-se as opiniões/visões dos coordenadores de departamento, coordenador da Comissão de Avaliação de Desempenho e Diretor do Agrupamento de Escolas onde o presente estudo foi efetuado. Partindo de um quadro teórico de referência sobre a escola como organização, a profissão docente, o papel do supervisor e o processo avaliativo, lança-se um olhar sobre o impacto que o modelo avaliativo em estudo, teve na melhoria das práticas pedagógicas. O estudo é de natureza qualitativa e os dados foram obtidos através de vários procedimentos metodológicos: entrevista a três Supervisores, Diretor do Agrupamento, o Coordenador da Comissão de Avaliação de Desempenho Docente, cinco avaliados e o Coordenador do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais. A partir dos resultados obtidos, concluímos que o modelo de avaliação de desempenho de professores regulamentado pelo Decreto Regulamentar Nº 2/2010 de 23 de Junho, é um modelo burocratizado, de matriz não formativa, gerador de conflitos entre docentes, inibidor do trabalho colaborativo dento da escola, não promove a reflexão e a análise crítica, bem como a melhoria das práticas pedagógicas e as relações interpessoais e é perturbador do normal funcionamento das escolas, em suma, verdadeiramente negativo para os professores e para a escola pública.
The present study aims to promote a reflection about the contributions that teachers evaluation of performance, can bring to the profession itself. In this sense, we made a qualitative study which has, as reference, the school year of 2010/2011, which allowed us to analyze, in detail, the evaluation model regulated by the Law Decree Nº2/2010. We measured up both sides of the evaluation panel: evaluated and evaluators. We tried to widen this evaluation’s process view, by hearing the coordinators od department’s opinion, and also from the coordinators of the evaluation committee and the Directors of the schools where this study took place. Starting from a theorical board of reference about the school as an organization, the job of teacher, the role of supervisors and the evaluation process we launched a look over the impact that this evaluation process, in analysis here, had in the improvement of the pedagogical practices. This study is of qualitative nature and its data was obtained by several methodological procedures: interviews with the three supervisors, Director of the Grouping schools, coordinator of the teacher evaluation committee, five evaluators and the coordinator of the Mathematic and Experimental Sciences department. From the results obtained, we concluded that the teacher’s Evaluation model and process, under the Law Decree 2/2010 de 23 July, is a bureaucratic model, of a non-formative pattern, generator of conflict between teachers, inhibitor of collaborative work within the school, does not promote reflection and critical analysis, as well as an improvement of pedagogical practices and interpersonal relations and is also disturbing of the normal functioning of schools, in short, truly negative for teachers and the public school.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3289
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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