Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3288
Título: A formação de ativos na PSP : o e-learning e o blended learning como modalidades complementares da formação contínua
Autor: Ferreira, Firmo Carpinteiro
Orientador: Moreira, J. António
Palavras-chave: Ensino a distância
Política
Formação profissional
Formação contínua
Elearning
Blearning
Aprendizagem ao longo da vida
Distance learning
Lifelong learning
Continuous training
Data de Defesa: 2014
Citação: Ferreira, Firmo Carpinteiro - A formação de ativos na PSP [Em linha] : o e-learning e o blended learning como modalidades complementares da formação contínua. Lisboa : [s.n.], 2014. 221 p.
Resumo: Tendo sido realizada no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica, esta dissertação visou conhecer a perceção dos sujeitos no que diz respeito à implementação dos modelos e-learning e b-learning, no contexto da formação contínua dos elementos da Polícia de Segurança Pública. Para o desenvolvimento do nosso trabalho adotámos o modelo da investigação quantitativa e, enquanto opção estratégica, o estudo de caso. Relativamente à recolha de dados, consideramos como instrumento de avaliação mais adequado e pertinente, a construção e administração de um questionário a elementos da Instituição:  os que frequentaram, pelo menos uma ação de formação em e-learning / b-learning (com carga horária superior a 40 horas e que não tenha decorrido em autoformação);  os formadores dessas mesmas ações. Validado e administrado o questionário, obtiveram-se 172 respostas ao mesmo. Do tratamento e análise aos dados, foi-nos possível concluir existir da parte daquela amostra, uma muito significativa concordância relativamente, quer aos fundamentos da formação em e-learning / b-learning assim como às vantagens do modelo pedagógico em e-learning, comparativamente à formação em regime presencial (no contexto da PSP). Por outro lado, foram também identificadas pelos sujeitos, ações de formação contínua as quais, ainda que atualmente se realizem obedecendo a um modelo presencial, aqueles consideram que é exequível a sua realização, nuns casos privilegiando o modelo e-learning e, noutros, o b-learning. No que concerne aos fundamentos da formação em e-learning e b-learning, às razões que sustentam a opção pelo b-learning e ainda às vantagens do modelo pedagógico em e-learning, comparado com a formação em regime presencial, concluiu-se que, se em função da idade, existem diferenças estatisticamente significativas em que os sujeitos mais novos identificam mais vantagens no modelo pedagógico do e-learning e também maior concordância relativamente ao total das questões referentes à formação em e-learning; essas diferenças não ocorrem relativamente às questões que sustentam a opção pelo regime de b-learning na Instituição tal como não ocorrem quando o mesmo exercício é aplicado em função das habilitações literárias.
This thesis was performed under the Master in Pedagogical Supervision, and it aimed to know the perception of individuals with regard to the implementation of models e-learning and b-learning in the context of continuous training of members of the Public Security Police. For the development of our work we have adopted the model of quantitative research and, as a strategic option, the case study. Regarding data collection, we consider the assessment tool, as the most appropriate and relevant instrument; one reason for this choice was the population size. The population was composed of:  students who attended at least one training course in e-learning / b-learning (with a schedule greater than 40 hours and that has not elapsed for self-training);  the trainers of those training courses. After the questionnaire is validated and applied, we were obtained 172 responses to it. Processing and analysis of the data, we were able to conclude the existence of that sample, a significant correlation with both the fundamentals of training in e-learning / b-learning as well as the advantages of the pedagogical model in e-learning, compared classroom-based training (in the context of the PSP). Moreover, the subjects also identified continuous training courses which, although currently taking place following a face model, those consider it will be practicable its implementation, in some cases privileging the model e-learning, and in others, the b-learning. Regarding the fundamentals of training in e-learning and b-learning, the reasons behind the choice of b-learning and also the advantages of the pedagogical model in e-learning compared with classroom-based training, it was concluded that if according to the age, differences are statistically significant, in that newer identify more advantages in the teaching model of e-learning and also higher correlation with the total issues relating to the formation in e-learning; these differences did not occur in relation to issues that support the choice of regime b-learning in the institution as not occur when the same exercise is applied according to the qualifications.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3288
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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