Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3286
Título: A avaliação como processo socialmente construído na escola do 1º CEB : um estudo de caso
Autor: Vasconcelos, José Raimundo
Orientador: Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Ensino básico
1º Ciclo
Aprendizagem
Processo de aprendizagem
Professores
Avaliação formativa
Sucesso escolar
Assessment practices
Adjustment
School productions
Teaching and learning
Data de Defesa: 2014
Citação: Vasconcelos, José Raimundo - A avaliação como processo socialmente construído na escola do 1º CEB [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2014. 218 p.
Resumo: A avaliação como processo socialmente construído é considerada por muitos autores, como um elemento fulcral no processo de ensino-aprendizagem. Por conseguinte, esta conceção de avaliação tem implícito o contexto social que influencia as decisões a tomar. Assim, o contexto veicula informações que são assimiladas pelo professor e influencia as suas decisões, atendendo a que ele é um profissional integrado nesse mesmo contexto. Neste pressuposto, o comportamento do avaliador torna-se inseparável da natureza da própria avaliação (Pinto & Santos, 2006). É nesta perspetiva que se enquadra o estudo de caso que realizámos, tendo como objetivos: descrever, analisar e caracterizar a forma como quatro professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico de uma escola da Região Autónoma da Madeira realizam a avaliação das produções escolares dos seus alunos, averiguar de que forma esse processo está ao serviço das aprendizagens dos mesmos, perceber a relação existente entre as práticas de avaliação dos professores e o sucesso escolar dos alunos. Nas práticas pedagógicas observadas, pretendemos analisar os modos de regulação das aprendizagens e confirmar o papel relevante da avaliação formativa e do feedback na construção social da avaliação. Nesta investigação, optámos por recorrer a uma metodologia de trabalho qualitativa de natureza descritiva-interpretativa, realizando entrevistas semiestruturadas aos quatro docentes da escola onde se efetuou o estudo, observação participante de aulas, observação das reuniões em que se debateram questões relacionadas com a avaliação e análise dos documentos orientadores da escola e os usados pelos professores na avaliação dos alunos. Em suma, os resultados obtidos revelaram que, na perspetiva dos professores, avaliar de forma formativa é observar e refletir sobre os conhecimentos adquiridos pelos alunos com todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem. Essa reflexão ancora-se numa relação dialógica, dinâmica e de entre ajuda. As evidências encontradas indicam que o professor ao regular as aprendizagens através do feedback proativo e interativo fez com que os alunos revelassem maior motivação na atividade proposta. Encontrámos fortes evidências da relação existente entre as práticas avaliativas dos docentes e o sucesso escolar dos alunos, atendendo a que o mesmo atingiu os 86%.
Assessment as a socially constructed process is considered by many authors as a key element for the teaching and learning process. Therefore, this design of assessment has an implicit social context that influences decisions. Thus, the context conveys information that is assimilated by the teacher and influences his decisions, given that he is a professional in that same context. In this assumption, the behavior of the evaluator becomes inseparable from the nature of the assessment itself (Pinto & Santos, 2006). It is in this perspective that the case study that we carried out fits, having as objectives: to describe, analyze and characterize how four teachers from one Primary School in Madeira assess their students’ school productions, find out how this process benefits their learning and understand the connection between the teachers’ assessment practices and the students’ achievement. In pedagogical practices that we have observed, we intend to analyze the modes of adjustment of learning processes, confirm the role of formative assessment and the feedback from the social construction of assessment. In this investigation, we have chosen to use a qualitative, descriptiveinterpretative methodology, conducting semi-structured interviews with four teachers at the school where the study was carried out, participant observation of classes, observation of meetings in which have been discussed issues related to assessment and analysis of guiding documents of the school, which are used by teachers in assessing students. In synthesis, the results revealed that, from the teachers’ perspective, the formative assessment focus on observation and reflection on the knowledge students have acquired, having on account all the factors that influence the teaching and learning process. That thought is based on a dialogical, dynamic and mutual help relationship. The evidence found indicates that when the teacher adjusts the learning processes through the proactive and interactive feedback, it drives students to reveal more motivation in the suggested activity. We have found strong evidence of the relationship between the teachers’ evaluation practices and the students’ success in school, regarding that the same reached the 86 percent.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3286
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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