Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3281
Título: Português europeu língua não materna a distância : (per)cursos de iniciação baseados em tarefas
Autor: Dias, Helena Bárbara
Orientador: Batoréo, Hanna
Bidarra, José
Palavras-chave: Ensino a distância
Comunicação multimédia
Ensino de línguas
Língua portuguesa
Línguas estrangeiras
Aprendizagem de línguas
Métodos de ensino
Cursos
European portuguese as a non native language
Acquisition of PE L2
Task-based language teaching
Task-based language learning
Distance language learning
Distance language teaching
The Common European Framework of Reference forLanguages (CEFR)
Distance education
L2 acquisition and learning
Data de Defesa: 2008
Citação: Dias, Helena Bárbara de Sousa Montes Rodrigues Marques - Português europeu língua não materna a distância [Em linha] : (per)cursos de iniciação baseados em tarefas. Lisboa : [s.n.], 2008. 400 p.
Resumo: A tese de Doutoramento intitulada Português europeu língua não materna a distância: (Per)Cursos de iniciação baseados em tarefas tem por objectivos (1) a construção de um ambiente virtual para a aprendizagem do Português europeu como língua não materna (PE L2), associando as tecnologias de informação e comunicação disponíveis para educação a distância a conteúdos para o ensino e para a aprendizagem de línguas, e (2) a preparação de um Protótipo correspondente a um Módulo para um Curso Inicial de PE L2, baseado em Tarefas e destinado a um público adulto falante de outras línguas. Para a realização destes objectivos, foi necessário aprofundar (i) as teorias de ensino e de aprendizagem de línguas não maternas, com destaque para um Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT), (ii) os estudos desenvolvidos sobre Aquisição do PE L2, os materiais didácticos publicados em Portugal e a sua relação com o Ensino de Língua Baseado em Tarefas e (iii) as potencialidades da combinação das diversas tecnologias disponíveis para a aprendizagem de línguas a distância, com especial relevo para o desenvolvimento de situações interactivas. Como consequência foi, então, possível (iv) conjugar tecnologias de Educação a Distância (EaD) com a aprendizagem do PE L2, explorando as possibilidades para manter viva a interacção oral e escrita entre estudante(s) e professor, entre estudantes e entre estes e falantes nativos. Integrando-se num ambiente psicolinguístico através do qual as abordagens comunicativa e cognitiva convergem, a ‘distância’ é considerada como um ‘espaço’ onde acontecem oportunidades de aprendizagem. Neste contexto, usando, como infraestrutura tecnológica, a metodologia Odisseia desenvolvida na Universidade Aberta, foi criado um Protótipo correspondente a um Módulo, i.e., uma unidade de um Curso de Iniciação ao PE L2 a distância. Tendo por base propostas metodológicas activas que colocam o aprendente na gestão da sua própria aprendizagem, e usando os descritores do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR 2001), o Protótipo é, neste contexto e enquanto estrutura modular, um ambiente de aprendizagem flexível. Nele se articulam exemplos de língua oral e escrita com exercícios, actividades e instrumentos de apoio que confluem para o planeamento e execução de uma tarefa final. O conceito de Tarefa surge, assim, transversal a todo o Módulo (e a todo o Curso) de que o Protótipo pretende ser um modelo. Através dele, percursos vários tornam possível que cada estudante, individualmente, e em colaboração, se prepare, desde o início, para a realização de uma Tarefa, semelhante à que lhe é sugerida nos documentos vídeo iniciais de cada Sessão, interpretados por falantes nativos, e por documentos complementares, enquanto, simultaneamente, vai interagindo com o ambiente de aprendizagem.
This research intended (1) to build a virtual environment for European Portuguese non native language learning (PE L2), using information and communication technologies for distance education for language teaching and learning contents, and (2) to prepare a prototype as a Model for an Initial Task-based PE L2 Course for adult foreign students. In order to achieve these goals, it was necessary to know in depth (i) the teaching and learning languages theories, especially Task-Based Language Teaching (TBLT) and Learning, (ii) the research on European Portuguese L2 acquisition, teaching materials published in Portugal related to TBLT and (iii) the potential for combining several available technologies for learning languages at a distance, especially for interactive development. It was possible then (iv) to associate Distance Education technologies with PE L2 learning, exploiting the possibilities of keeping live oral and written interaction between students, teachers and native speakers. Included in a psycholinguistic environment where communicative and cognitive approaches converge, ‘distance’ is seen as a ‘space’ in which language opportunities occur. In this sense, a prototype was prepared as a unit of a PE L2 Course using Odisseia methodology, developed at Universidade Aberta, as a technological infrastructure. Based on active methodological proposals the students manage their own learning and, using the descriptors of The Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), the prototype, in this context and as a modular structure, is an environment of flexible learning. The examples of oral and written language, focused and unfocused exercises, activities and support instruments are articulated and converge in order to plan and implement a final task. The ‘task’ is a vital concept and permeates the prototype as a model of the whole Module (and the whole Course). All students, alone and in collaboration, will have the opportunity to prepare themselves, from the beginning, to pass along several paths. preparing to achieve a Task similar to that as been presented previously by native speakers.
Descrição: Tese de Doutoramento em Estudos Portugueses na especialidade de Língua Portuguesa, Comunicação e Tecnologia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3281
Aparece nas colecções:Língua Portuguesa / Portuguese Language
Linguística - Teses de Doutoramento / Phd Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Doutoramento_Helena_Dias.pdf5,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.