Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3272
Título: Recursos educacionais abertos (REA) em contexto escolar : estudo de um caso numa escola do 1ª Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Almeirim
Autor: Pereira, Francisco Miguel da Conceição
Orientador: Barros, Daniela Melaré Vieira
Palavras-chave: Ensino básico
1º Ciclo
Recursos educacionais abertos
Ensino virtual
Inovações educativas
Professores
Atitude
Open educational resources
PET21
Primary school
School
Data de Defesa: 2014
Citação: Pereira, Francisco Miguel da Conceição - Recursos educacionais abertos (REA) em contexto escolar [Em linha] : estudo de um caso numa escola do 1ª Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Almeirim. Lisboa : [s.n.], 2014. 150 p.
Resumo: No actual quadro da evolução da educação, os recursos educacionais abertos ou REA, tomam cada vez mais preponderância na facilitação dos processos de ensino e de aprendizagem. O objectivo deste trabalho, foi entender como estão os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico a utilizar esses recursos educacionais e que interfaces utilizam para conceber e partilhar esses recursos. Escolhemos uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Almeirim para desenvolver a nossa investigação, uma escola que fez parte de um projecto educativo tecnológico o PET 21, que pretendeu modificar a maneira como os professores percebem o ensino. A revisão da literatura essencial para este trabalho centrou-se principalmente nos seguintes autores: Anderson (2004), Coutinho (2005), Castells (2000), Weippl (2005), Stallman (2002), Jones (2011), Downes (2007), Siemens (2004). Adoptamos para a investigação uma metodologia qualitativa, que se desenvolveu como estudo de caso. O público-alvo, foram os professores dessa escola. O instrumento de recolha de dados foi um questionário elaborado para esta investigação bem como uma entrevista semi estruturada. Os resultados permitiram-nos concluir que os docentes não reconhecem o que são REA tem dificuldades na sua utilização. Os REA são percepcionados como um extra, utilizados como um recurso solto, limitando-se, a utilizar conteúdos disponíveis, como meros utilizadores sem clara intervenção no processo produtivo de REA.
In the current evolutionary context of education, open educational resources, or OER, increasingly take precedence in facilitating the processes of teaching and learning. The aim of our work was to understand how teachers of the Basic Education level are using these educational resources, what tools are they using to develop and share these resources. We also would like to understand what kind of problems emerge with these resources, preventing their greater use among this education level. We chose a school in the municipality of Almeirim to develop our research, a school that was part of an educational technology project, which sought to change the way teachers face teaching, by means of technologies. A critical review of literature for this study focused mainly on the following authors: Anderson (2004), Coutinho (2005), Castells (2000), Weippl (2005), Stallman (2002), Jones (2011), Downes (2007), Siemens (2004). We have adopted to this research a qualitative methodology, which was developed as a case study. The target audience was the teachers of the previously referred school. The instrument for data collection was a questionnaire developed for this investigation. The results allowed us to conclude that teachers do not recognize what OER are and display difficulties in its use. OER are perceived as an extra, used as loosen resources, limiting the use of available content, teachers act as mere users without clear intervention in the productive process of the OER.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3272
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

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