Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3246
Título: O livro e a leitura : expectativas dos utilizadores face às atividades da BE
Autor: Bettencourt, Sandra Cristina Oliveira Graça de Matos de
Orientador: Bastos, Glória
Palavras-chave: Bibliotecas escolares
Leitura
Promoção da leitura
Leitores
Atividades culturais
Expetativa
Reading
Reading promotion
Readers expectations
School library
Data de Defesa: 2013
Citação: Bettencourt, Sandra Cristina Oliveira Graça de Matos de - O livro e a leitura [Em linha] : expectativas dos utilizadores face às atividades da BE. Lisboa : [s.n.], 2013. 225 p.
Resumo: Uma das funções primordiais da Biblioteca Escolar consiste na promoção do livro e da leitura. A leitura e, sobretudo, a sua compreensão determinam o sucesso individual, não só do aluno, como do cidadão em geral. A leitura é uma competência que condiciona os níveis de literacia da população. Problematizar leitura e literacia, processos de aquisição e fatores condicionantes desta aquisição, como o meio onde se insere o leitor e a BE, são questões essenciais neste estudo. A Biblioteca da Escola onde se desenvolveu o presente estudo esteve encerrada um ano e meio para obras de construção de um novo espaço. Decorridos dois anos de funcionamento, importava conhecer a sensibilidade dos leitores da biblioteca escolar em relação às atividades até agora desenvolvidas e as suas expectativas em relação às atividades de promoção do livro e da leitura a desenvolver no futuro. Tendo como ponto de partida as orientações europeias e da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura, procurou-se analisar os hábitos de leitura dos utilizadores e o seu posicionamento em relação às propostas de atividades de promoção do livro e da leitura, que serão ainda fundamentadas na reflexão sobre os processos de aquisição e de desenvolvimento da referida competência.
The primary function of a school library is to promote reading and books. The personal success of a person or of an ordinary citizen is decided by his ability to read and even more by the fact that he understands what he is reading. The faculty of reading is a competence that will determine the levels of literacy of a population. The problematic caused by the reading ability and by the literacy of a population as well as the means of acquiring them, the triggers that will allow these acquisitions and the environment needed by the school library and by those who attend them are the essential elements of this study. The school library inside the school where study was developed was shut down during a period of a year and a half due to major transformations and the construction of a new space for the library. This new library has been reopened two years ago and it is necessary to evaluate the impact over the readers of our school library especially concerning the activities that have been developed until now as well as those concerning the promotion of books and reading in the future. Taking into consideration the European guides as well as those of the national plan on reading and those of the RBE, we shall propose activities that will promote reading and books. These activities will be based thinking of the acquisition process and the development of the competence in question.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3246
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares /Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SB-Tese_final_.pdf6,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.