Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3245
Título: Avaliação e aprendizagem no 2º ano de escolaridade : um estudo de caso
Autor: Sobral, Maria Isabel de Carvalho
Orientador: Amante, Lúcia
Palavras-chave: Ensino básico
1º Ciclo
Avaliação
Aprendizagem
Método de avaliação
Ensino
Assessment conceptions
Assessment
Regulation
Learning
Teaching
Data de Defesa: 2013
Citação: Sobral, Maria Isabel de Carvalho - Avaliação e aprendizagem no 2º ano de escolaridade [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2013. [139] p.
Resumo: O presente estudo visa aprofundar a temática da Avaliação e da Aprendizagem numa turma de 2.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, aprofundando os seus contextos e práticas pedagógicas avaliativas. Enquadramos esta problemática nas tendências evolutivas das quatro principais conceções de avaliação que, em diferentes momentos, prevaleceram na prática pedagógica avaliativa. O conceito de avaliação das aprendizagens surgiu, ao longo das últimas décadas, muito associado à avaliação de conhecimentos dos alunos. Este conceito evoluiu e, neste sentido, a avaliação das aprendizagens apresenta-se-nos na atualidade como um domínio em que é necessário efetuar escolhas apoiadas em referenciais metodológicos e abordagens que não sejam redutoras e que não se limitem a avaliar resultados, mas antes conduzam à compreensão dos processos que conduziram a um determinado resultado. Neste contexto, a avaliação tenderá a desenvolver-se de forma contínua e sistemática, contextualizando os processos. A nossa investigação surge num momento em que se têm vindo a operar, no sistema educativo, um conjunto de alterações decorrentes da tomada de opções políticas, das quais destacamos o alargamento da escolaridade obrigatória para doze anos, a introdução da figura do professor coadjuvante, no primeiro ciclo do ensino básico, a alteração da matriz curricular do primeiro ciclo do ensino básico, a introdução de exames no final do primeiro ciclo do ensino básico, entre outras. É nesta confluência que consideramos pertinente abordar a avaliação das aprendizagens dos alunos, procedendo a uma análise atual deste processo nas suas diferentes dimensões, considerando-o como uma componente inseparável do ciclo de ensino e aprendizagem. Com este trabalho pensamos poder contribuir para o estudo da temática avaliativa, no contexto do nosso sistema educativo, mais propriamente no contexto de sala de aula.
The present study aims to deepen the subject of assessment of Learning in a 2nd grade class in Primary School (1.ºCEB), namely the background and the educational assessment practice. We approach this issue considering the evolution tendencies of the four main assessment conceptions, which have prevailed in the educational assessment practice throughout different periods of time. In the last decades, the concept of assessment in learning has appeared strongly associated with the assessment of students’ knowledge. This concept has evolved and, in this sense, the assessment of learning is now seen as a domain where it is necessary to make choices based on methodology references. Also, use approaches that aren’t reductive but instead lead to the understanding of the processes which led to a certain result. In this context, assessment will tend to develop in a continuous and systematic way, providing background to said processes. Our investigation appears in a moment where the educational system has suffered a set of changes, due to political measures. The enlargement to twelve years of mandatory schooling, the introduction of co-teaching practices in primary school, changes in the curricula and the introduction of exams in the conclusion of primary school, are some examples, among others. In this context, we find it important to understand the assessment of students’ learning, analyzing this process in its different dimensions and considering it as an inseparable part of the learning / teaching cycle. With this paper, we hope to be able to contribute to the study of assessment, having our educational system, more precisely the classroom as background.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3245
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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