Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3237
Título: Demonstração automática de teoremas em lógicas não clássicas : resolução assinalada para lógicas multivalentes
Autor: Augusto, Luís Manuel da Silva
Orientador: Edmundo, Mário Jorge
Kahle, Reinhard
Palavras-chave: Matemática
Lógica
Data de Defesa: 2013
Citação: Augusto, Luís Manuel da Silva - Demonstração automática de teoremas em lógicas não clássicas [Em linha] : resolução assinalada para lógicas multivalentes. [Lisboa] : [s.n.], 2013. 153 p.
Resumo: As lógicas não clássicas são hoje essenciais no campo da matemática, quer pura quer aplicada. De entre estas, as lógicas multivalentes mostraram ser das mais importantes. A dedução automática, ou demonstração automática de teoremas, é hoje um requisito-chave em qualquer lógica, uma vez que as estratégias de dedução podem ser laboriosas e conter erros, em especial quando não se pode evitar níveis de alta complexidade. A automatização da dedução em lógica clássica quer proposicional quer de primeira ordem está já bastante desenvolvida e há hoje muitos demonstradores automáticos disponíveis. Contudo, o terreno das lógicas não clássicas só recentemente se tornou um objeto para a automatização da dedução e mostra-se muito desigualmente desbravado, com muito por investigar e fazer. Enquadrando a demonstração automática de teoremas nos problemas SAT e da decisão, nesta dissertação demonstramos que o cálculo de resolução é adequado, ou seja, correto e completo, para a automatização da demonstração de teoremas em lógicas multivalentes se aliado à lógica assinalada, constituindo assim a resolução assinalada para lógicas multivalentes. Demonstra-se ainda que este resultado vale para as lógicas finitamente multivalentes mais relevantes e para as quais existem sistemas axiomáticos adequados, bem como para alguns fragmentos de lógicas infinitamente ultivalentes, nomeadamente das lógicas conhecidas como difusas. Cimenta-se assim de forma segura a via para a investiga ção com vista à criação de software para a demonstração automática de teoremas em lógicas multivalentes por meio do cálculo de resolução.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Estatística, Matemática e Computação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3237
Aparece nas colecções:Mestrado em Estatística, Matemática e Computação / Master's Degree in Statistics, Mathematics and Computation - TMEMC

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_1102730.pdf923,11 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.