Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3233
Título: O ensino do português em França : que política de língua para as associações da comunidade portuguesa?
Autor: Sousa, Adelino Oliveira de
Orientador: Salomão, Ricardo
Palavras-chave: Ensino de línguas
Língua portuguesa
Segunda língua
Emigração portuguesa
Associativismo de emigrantes
Política linguística
França
Politique de langue
Associations
Communauté portugaise
Enseignement de la langue portugaise
Promotion de la langue
Intégration de la langue
Data de Defesa: 2014
Citação: Sousa, Adelino Oliveira de - O ensino do português em França [Em linha] : que política de língua para as associações da comunidade portuguesa?. [Lisboa] : [s.n.], 2013. 131 p.
Resumo: Este estudo pretende contribuir para uma política de difusão do ensino do português em parceria com a rede associativa da comunidade portuguesa em França. Começa por definir os conceitos de política de língua e de diversidade linguística, para depois abordar algumas das características sociolinguísticas desta comunidade e da sua rede associativa. Procede à análise dum corpus constituído pelas respostas de 42 dirigentes associativos para descrever a maneira como estas associações contribuem ou não para a promoção da língua portuguesa em França. Apresenta também uma análise estatística da situação atual do ensino do português. Termina fazendo algumas sugestões a implementar na rede associativa, para uma integração mais ampla do português nos currículos escolares franceses, nomeadamente através da difusão de informação que dê uma imagem positiva e moderna da língua, mostrando as vantagens de aprender português aos pais, às escolas e ao conjunto da opinião pública francesa.
Cette étude veut contribuer à une politique de diffusion de l’enseignement du portugais en partenariat avec le réseau associatif de la communauté portugaise en France. Elle commence par présenter les concepts de politique de langue et de diversité linguistique pour ensuite aborder quelques caractéristiques sociolinguistiques de la communauté portugaise. En analysant un corpus constitué par les réponses de 42 responsables associatifs, elle décrit la manière dont ces associations s’impliquent dans la promotion de la langue portugaise. Elle présente aussi une analyse statistique de la situation actuelle de l’enseignement de cette langue en France. En conclusion l’étude présente des suggestions pour une intégration plus large du portugais dans l’enseignement français en diffusant une image positive et moderne de la langue et de l’intérêt de son apprentissage auprès de l’opinion publique française.
Descrição: Tese de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3233
Aparece nas colecções:Mestrado em Português Língua Não Materna / Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Adelino de Sousa - Dissertação de Mestrado PLNM (corrigida).pdf2,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.