Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3219
Título: Acompanhamento tutorial : um outro caminho para a direção de turma
Autor: Funenga, Clemência Joana
Palavras-chave: Educação
Diretor de turma
Papel do professor
Liderança
Tutoring
Pedagogia diferencial
Orientação pedagógica
Class diretor
Leadership
Pedagogical differentiation in class
Tutorial monitoring
Data de Defesa: 2014
Citação: Funega, Clemência Joana - Acompanhamento tutorial [Em linha] : um outro caminho para a direção de turma. Lisboa : [s.n.], 2014. 139 p.
Resumo: O estudo de caso apresenta os resultados de uma investigação de natureza qualitativa realizado numa escola secundária com 3º ciclo, cujo objetivo principal é o de perceber que funções do diretor de turma referenciadas nos normativos estão em concordância com práticas profissionais do diretor de turma que são favorecedoras de um ambiente escolar capaz de gerar nos alunos um sentimento de pertença, de aceitação e de sucesso educativo. A análise dos dados da entrevista a três diretores de turma, da reflexão sobre a prática da coordenadora dos diretores de turma e das atas das reuniões de conselho de turma, permite explicitar: i) competências de liderança do diretor de turma, no que se refere à formalidade e informalidade do acompanhamento tutorial dos alunos, gestão da turma e conselho de turma, e promoção de bom ambiente e clima de turma; ii) práticas organizacionais que orientam os diretores de turma, nomeadamente as que resultam da articulação com órgãos e estruturas da escola, interação junto da turma e do conselho de turma e formação para o cargo e iii) processos de gestão da turma, de diferenciação pedagógica, eficácia de procedimentos junto do conselho de turma e promoção do sucesso escolar dos alunos. O estudo mostra a importância da articulação entre o diretor de turma e os órgãos e estruturas da escola e da gestão de turma centrada no conceito alargado da diferenciação pedagógica na turma. Conclui-se que o diretor de turma tem, no acompanhamento tutorial, uma prática adequada para a promoção do sucesso educativo.
The case study presents the results of a qualitative investigation conducted in a Portuguese school with 9th grade, whose main objective is to comprehend what are the class Diretor’s functions refered in the documents and lows that are in accordance with the class Diretor’s professional practice and improve a school environment capable of generating in students a sense of belonging, acceptance and educational success. Data is collected from interviews with the three class directors, from the reflection on the practice of the class directors Coordinator and the minutes of the council classes’metting. The analyses contributes lets clarify: i) class Diretor’s leadership skills, as regards formality and informality of students’s monitoring tutorial, class and council class’s management, and promotion of good atmosphere and climate of class; ii) organizational practices that guide the council class Directors, including those that result from articulation with organs and structures of the school, interaction with the class and the class council and training capacity and iii) class management processes, pedagogical differentiation, effectiveness of procedures with the council class and promote school success of students. This study shows the importance of the relationship between the class Diretor and the organs and structures of the school and of the class management focused on the broader concept of class’s pedagogic differentiation. It’s concluded that the class Diretor has in the tutorial monitoring a practical suitable for the promotion of educational success.
Descrição: Dissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3219
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_1101524 (CF1).pdf1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.