Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3214
Título: Uma educação especial pelas artes, para uma educação com arte : a música como animação e fonte de bem-estar
Autor: Viana, Júlio Luís da Silva Cunha
Orientador: Martins, Amílcar
Palavras-chave: Arte
Educação
Educação especial
Educação artística
Educação musical
Investigação ação
Educação inclusiva
Capacidade de aprendizagem
Arts
Special education
Music
APPACDM Viana do Castelo
Empowerment
Data de Defesa: 2014
Citação: Viana, Júlio Luís da Silva Cunha - Uma educação especial pelas artes, para uma educação com arte [Em linha] : a música como animação e fonte de bem-estar. Lisboa : [s.n.], 2014. 182 p.
Resumo: Em Portugal, o distrito de Viana do Castelo abrange um elevado número de pessoas com deficiência, destacando-se da média nacional. Sendo a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo a Instituição de (re)habilitação de pessoas com deficiência mental, com maior implantação neste distrito, e, perante a problemática apresentada, entendemos pertinente a realização de uma pesquisa que pudesse demonstrar as grandes vantagens da utilização das Artes e das Expressões Artísticas, nomeadamente, da Música, na Educação Especial destas pessoas, melhorando, dessa forma, a sua qualidade de vida. Assim, fizemos um percurso de investigação que nos conduziu a pontos de especial referência, que passamos a enunciar, e que sustentam o Quadro Teórico–Conceptual, configurado por um conjunto de quatro capítulos, cujas principais coordenadas assentam nos seguintes pontos: A importância de uma Educação através das Artes. A importância das Artes numa Educação Inclusiva. Educação Especial - Realidades, experiências e estratégias. A Música como Fonte de Criatividade e de Bem-Estar. O Estudo Empírico assenta, fundamentalmente, no modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (2005), metodologia de análise qualitativa, conjugado com a Técnica de pesquisa do Focus Group, numa forte ligação com a Antropologia Visual, dada a especificidade do tipo de Sujeitos (S) que fazem parte desta Dissertação de Mestrado. Através da realização de uma Investigação-Acção procedeu-se à implementação de um PROGRAMA DE ANIMAÇÃO MUSICAL subordinada ao tema AMBIENTE E SAÚDE num total de 12 Sessões. Aprenderam-se canções, as quais sensibilizaram os Sujeitos(S) para as questões da temática do PROGRAMA, a par da aquisição de um conjunto de competências, nomeadamente, o Saber Estar; o Saber Ouvir; O Saber Dizer; O Saber Cantar; e, finalmente, O Saber Participar, que engloba todas as outras competências. Pelos resultados obtidos, verificámos os elevados graus de participação e de relevância deste estudo. Todos os Sujeitos (S) conseguiram uma maior capacitação para a realização destes e de outros trabalhos. Podemos afirmar que este PROGRAMA DE ANIMAÇÃO MUSICAL constituiu um contributo excelente para a melhoria da sua qualidade de vida, e, para a construção de uma verdadeira sociedade inclusiva.
In Portugal, the district of Viana do Castelo stands out from the national average with a high number of people with disabilities. APPACDM is one of the most important institutions of (re)habilitation for those with mental disabilities in the district and facing the presented problem, we found relevant the realization of a research that could allow us to demonstrate the advantages of the use of Arts and Artistic Expressions, particularly the use of Music, in Special Needs Education of these people, thereby improving their quality of life. We have built a path to a research that took us to exceptional points of reference sustained by a Theoretical and Conceptual Framework, configurated in a set of four chapters, whose main coordinates are based on the following points: The Importance of an Education through Arts. The Importance of Arts in Inclusive Education. Special Education - Realities, experiences and strategies. Music as a Source of Creativity and Well-Being. The Empirical Study relies fundamentally on the approach of a methodology of Qualitative analysis, based on Renald Legendre's (2005) model of Pedagogical Relationship, combined with the Focus Group research technique, with a strong connection to Visual Anthropology, given the specificity of the type of Subjects (S) that take part of this Master Dissertation. Troughout the realization of a Research-Action course, a PROGRAM OF MUSICAL ANIMATION with the theme ENVIRONEMT AND HEALTH was implemented, during 12 Sessions. Songs were learned allowing to sensibilize the Subjects (S) to issues of the PROGRAM’s theme and the acquisition of a set of skills namely the know how to Be, know how to Ear, know how to Say, know how to Sing and, finally, know how to Participate which includes all the other skills. With the obtained results, it was possible to verify the high degree of participation and relevance of this study. All the Subjects (S) gained a greater empowerment to the realisation of this and other works. We can confirm that this MUSICAL ANIMATION PROGRAM was an excellent contribution to the improvement of the quality of life, and for the construction of a real inclusive society.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3214
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

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