Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3213
Título: A (in)disciplina dos alunos na perspetiva dos professores : um contributo para um estudo na Escola Secundário com 2º e 3º ciclos Professor Reynaldo dos Santos
Autor: Valente, Eurico José Ladeira
Orientador: Ferreira, Manuela Malheiro
Ramos, Maria do Rosário
Palavras-chave: Problemas de comportamento
Distúrbios do comportamento
Relações professor-aluno
Papel dos pais
Prevenção
Punições escolares
Insucesso escolar
Abandono escolar
Atitude
Organização escolar
Regras
Problemas educativos
Estudo de casos
Indiscipline
Teacher – Student Relationship
Rules
Sanctions
Prevention
Data de Defesa: 2014
Citação: Valente, Eurico José Ladeira - A (in)disciplina dos alunos na perspetiva dos professores [Em linha] : um contributo para um estudo na Escola Secundário com 2º e 3º ciclos Professor Reynaldo dos Santos. Lisboa : [s.n.], 2014. 199 p.
Resumo: A indisciplina na escola, não sendo um fenómeno recente, é hoje conjuntamente com o insucesso e o abandono escolar, um grave problema que se coloca nas nossas escolas, comprometendo as aprendizagens dos alunos e contribuindo para a instabilidade emocional e profissional dos docentes. Perante esta realidade, procurámos clarificar o conceito de (in)disciplina, segundo diferentes autores, e conhecer os fatores que, centrados no professor, pais e encarregados de educação, contribuem para a (in)disciplina na sala de aula e na escola. Com este propósito, relacionámos a (in)disciplina com a liderança do professor e com a sua competência científica e pedagógica. Salientámos, ainda, o papel dos pais e encarregados de educação na construção da disciplina escolar e abordámos as consequências da indisciplina na escola. Este fenómeno foi também estudado à luz dos diferentes normativos legais em Portugal e do Regulamento Interno da escola em estudo. Com este trabalho de investigação analisámos a perceção dos professores da Escola Professor Reynaldo dos Santos, face à (in)disciplina dos alunos dos 2º e 3º ciclos. Recorremos a uma abordagem essencialmente quantitativa, através de um inquérito por questionário efetuado aos docentes que lecionam aqueles níveis de ensino e realizámos um inquérito por entrevista à Subdiretora do Agrupamento. Assim, procurámos compreender as causas, consequências e encontrar possíveis soluções, que possam ajudar a resolver ou a minimizar o problema da indisciplina. Os resultados obtidos apontaram para a existência de indisciplina na escola, que se prendia fundamentalmente com alunos irrequietos e desinteressados pelas atividades realizadas, registando-se estes comportamentos com maior incidência no 2.º Ciclo e no CEF. As causas desta indisciplina relacionavam-se com o alargamento da escolaridade obrigatória, a massificação do ensino, a desvalorização da escola por parte da família e com a desestruturação familiar. Para tentar solucionar estes problemas, foi proposto uma atuação preventiva, responsabilizando todos os intervenientes no processo educativo dos alunos.
Indiscipline at school, despite not being a recent phenomenon, is, currently, together with school failure and school drop-out, a serious problem which our schools are faced with, compromising students’ learning and contributing to teachers’ emotional and professional instability. In the face of this reality, we tried to clarify the concept of (in)discipline, according to some authors, and to know the factors which, centred on teachers and parents, contribute to (in)discipline in the classroom and at school. Having this in mind, we have related (in)discipline with the teacher’s leadership and his/her pedagogic and scientific competence. We have also highlighted the role of parents in creating school discipline and we have approached the consequences of indiscipline at school. This phenomenon has also been studied having into consideration the Portuguese laws, as well as this specific school internal regulations. Throughout this research project, we have analysed the perception of the teachers at Escola Professor Reynaldo dos Santos, as far as the (in)discipline of the students attending the second and the third stages of basic education is concerned. We have used an essentially quantitative approach, which consisted of a questionnaire answered by the teachers that teach those stages of education and we have also asked the deputy headmistress to fill in a questionnaire by means of an interview. Thus, we have tried to understand the causes, the consequences and find possible solutions which can help solve or minimize the problem of indiscipline. The results we have obtained point to the existence indiscipline at the school, which was mostly related with disruptive pupils who are not interested in the school activities. These types of behaviour occur more often in the second stage of basic education and among those attending the vocational courses of that stage. The causes of this indiscipline are related with the extension of compulsory education, the mass expansion of education, the depreciation of school and family breakdown. To try to solve these problems, a preventive action was presented, holding all participants in the educational process responsible for it.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3213
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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