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Título: Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede
Autor: Dias, Paulo
Palavras-chave: Educação aberta e em rede
Mudança intencional
Inovação pedagógica
Mediação social e cognitiva
Usabilidade pedagógica
Open and online education
Intentional change
Pedagogical innovation
Social and cognitive mediation
Pedagogical usability
Data: 2013
Citação: Dias, Paulo - Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede [Em linha]. "Educação, Formação & Tecnologias". ISSN 1646-933X. Vol. 6, Nº 2 (2013), p. 4-14
Resumo: Desenvolvemos no presente artigo uma reflexão e análise sobre os processos que conduzem à promoção da inovação pedagógica nos cenários emergentes para a educação aberta e em rede. No quadro desta análise e a partir da distinção entre mediação tecnológica e mediação pedagógica, propõe-se um modelo para a mudança e inovação baseado na mediação social e cognitiva das aprendizagens para a educação na sociedade digital. A mediação para a educação aberta situa-se para além das conceções de inovação associadas à tecnologia, para se afirmar nos desafios da aprendizagem como um processo social e cognitivo sustentado pela rede. No âmbito deste enquadramento e da valorização da mudança intencional na educação em rede, a cenarização da inovação pedagógica emerge do conjunto das dimensões relacionais da rede de atores que ocorrem nos ambientes de aprendizagem e conhecimento. A partir da articulação entre os cenários de inovação no modelo pedagógico e a adequação deste ao projeto, objetivos e práticas de aprendizagem é proposto um conjunto de dimensões para a análise da usabilidade pedagógica dos ambientes de educação aberta e em rede na sociedade digital.
We develop in this article a reflection on the processes that lead to the promotion of pedagogic innovation in emerging scenarios for open and online education. From this analysis and the distinction between technological and pedagogical mediation, we propose a model for change and innovation based on social and cognitive mediation of learning and education in the digital society. Mediation for open education lies beyond the conceptions of innovation related to technology, to assert the challenges of learning as a social and cognitive process supported by the network. Within this framework and the appreciation of the intentional change in education networking, the scenarios of pedagogical innovation emerges from all the relational dimensions of the actors that occur in the learning and knowledge network environments. From the articulation between the scenarios of innovation in pedagogical model and the suitability of this to the project, learning objectives and practices, it is proposed a set of dimensions to the analysis of the pedagogical usability of open and online education to the digital society.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3205
ISSN: 1646-933X
Versão do Editor: http://eft.educom.pt/index.php/eft
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