Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3203
Título: Estratégias para a transição ensino médio-superior em um curso de licenciatura em matemática a distância
Autor: Corrêa, Marcelo da Silva
Rezende, Wanderley Moura
Camargo, Eliane Amiune
Palavras-chave: Transição ensino médio-superior
Dificuldades de aprendizagem em matemática
Meios e processos em EaD
Transition from high school to higher education
Learning difficulties in mathematics
Resources and processes in distance education
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: 2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Corrêa, Marcelo da Silva; Rezende, Wanderley Moura; Camargo, Eliane Amiune - Estratégias para a transição ensino médio-superior em um curso de licenciatura em matemática a distância [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-15
Resumo: Neste trabalho, discutem-se os desafios para a realização da transição para o ensino superior em um curso de formação inicial de professores de matemática a distância, na modalidade semipresencial. O foco da pesquisa está na análise das estratégias de acolhimento e adaptação dos alunos aos processos de ensino-aprendizagem adotados no curso, especialmente as que preveem o uso de tecnologias de informação e comunicação para auxiliá-los a superar as suas deficiências na formação elementar e as dificuldades encontradas nas primeiras disciplinas de matemática de nível superior. Para avaliar os resultados das medidas adotadas, foram coletados e analisados dados relativos ao desempenho dos alunos nas disciplinas iniciais do curso, os níveis de aprovação, reprovação e abandono. Esses dados foram extraídos do sistema acadêmico e do ambiente virtual de aprendizagem. Foram também avaliados dados subjetivos, como as opiniões dos estudantes, postadas nos fóruns de discussões das disciplinas, e dos professores e tutores, sobre as ações de tutoria, processos de acompanhamento e os instrumentos de avaliação.
In this paper, we discuss the challenges of making the transition to higher education in an undergraduate course in mathematics offered in blended modality. The research is focused on the analysis of host strategies for supporting students to solve their deficiencies in elementary training and to overcome difficulties they face in initial mathematical disciplines of higher education, mainly those using interaction and communication technologies. To evaluate the effects of such actions, data about students' performance in initial disciplines are analyzed, considering levels of approval, failure and abandonment. Those data were extracted from the academic system and from the virtual learning environment. Some subjective data were also evaluated, as student´s posts in forums and teaching team assertions on tutoring actions, monitoring processes and assessment tools.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3203
ISSN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
estrategias para.pdf810,27 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.