Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3191
Título: Formadores de "matemática para a vida" e reconhimento de adquiridos experenciais : reflexões sobre a prática docente em EJA
Autor: Fantinato, Cecilia
Moreira, Darlinda
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Reconhecimento de adquiridos experienciais
Práticas profissionais de formadores de “Matemática para a Vida”
Data: 2013
Citação: Fantinato, Cecilia; Moreira, Darlinda - Formadores de "matemática para a vida" e reconhimento de adquiridos experenciais : reflexões sobre a prática docente em EJA. In Seminário Luso-Brasileiro, Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, 4, Lisboa, 2013 - "Educação de jovens e adultos [Em linha] : das políticas às lógicas de ação: atas". [S.l.] : [s.n.], 2012. 12 p.
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir os principais resultados de uma pesquisa de pós-doutorado, que estudou os dilemas vivenciados por formadores da área “Matemática para a Vida” (MV), do processo RVCC de nível básico de Portugal. O quadro teórico da investigação concilia a literatura das áreas da Educação de adultos, da Etnomatemática e da Formação Experiencial. Foi realizada uma pesquisa qualitativa multissituada, acompanhando a dinâmica dos Centros Novas Oportunidades, os profissionais que trabalham no Processo RVCC e particularmente os formadores da área MV. O trabalho de campo contou com a utilização de diferentes instrumentos de coleta de dados: análise documental, observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram para complexidade e as contradições inerentes à prática desses profissionais, ao procurar reconhecer, validar e certificar competências de adultos pouco escolarizados. Pelo fato de a metodologia do Processo RVCC ter um foco no reconhecimento de saberes e não no ensino de conteúdos, sua prática parece estimular nos formadores de MV uma postura dialógica e de legitimação de saberes matemáticos do cotidiano, que muito se aproxima de uma perspectiva etnomatemática. Esta ênfase no reconhecimento do saberes já adquiridos sobre os saberes a serem ensinados traz uma oportunidade de ampliação e discussão de outras concepções e práticas de educação de adultos, predominantemente baseadas no modelo escolar, como as que podem ser encontradas no Brasil.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3191
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fantinato e Moreira.(2013) Congresso Internacional setdoc.pdf576,02 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.