Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3179
Título: Avaliação institucional e de aprendizagem na educação a distância
Autor: Meirelles Junior, Julio Candido de
Pereira, Adriana da Silva Maria
Santos, Carlos Eduardo dos
Vilela, Juliana de Alcântara Oliveira
Carvalho, Priscila Oliveira de Souza
Palavras-chave: Avaliação
Instituição
Ensino a distância
Assessment
Institution
Learning distance
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Meirelles Junior, Julio Candido de [et al.] - Avaliação institucional e de aprendizagem na educação a distância [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013 - "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-13
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as avaliações dos cursos de graduação da Fundação Centro de Ciência e Educação Superior a distância do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduação da Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal de Itajubá, a fim de verificar como estas são utilizadas na plataforma virtual de aprendizagem, para a promoção de uma aprendizagem significativa, colaborativa e participativa. O processo de avaliação está em todas as esferas do ser humano, pois é um método de adquirir e processar evidências necessárias para melhorar o ensino-aprendizagem. A pesquisa descreve e analisa os dados obtidos a partir de um questionário avaliando os aspectos institucionais, administrativos e a avaliação dos alunos no seu processo de aprendizagem, relacionado à utilização da plataforma. Por meio do desenvolvimento do estudo, foi possível observar que de maneira geral os resultados da pesquisa foram positivos, registrando que os alunos estão satisfeitos com os processos avaliativos das instituições.
This paper aims to analyze the institutional assessments courses from Foundation Center for Science and Higher Education of the distance of the Rio de Janeiro State, graduate and Universidade Federal Fluminense, Federal University of Itajubá, order to check how they are used in virtual learning platform, to promote meaningful learning, collaborative and participatory. The evaluation process is in all spheres of human being, it is a method to acquire and process evidence needed to improve teaching and learning. The study describes and analyzes the data obtained from a questionnaire evaluating the institutional, administrative and assessment of students in their learning process, related to the use of the platform. Through the development of the study, it was observed that in general the results of the research were positive, noting that students are satisfied with the evaluation processes of the institutions.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3179
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
avaliação institucional.pdf363,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
avaliação institucional.pdf apresent..pdf760,99 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.