Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3177
Título: Avaliação formativa no espaço de aprendizagem digital da matemática: uma experiência no Facebook com ensino médio
Autor: Bona, Aline Silva de
Koehler, Cristiane
Palavras-chave: Interatividade
Matemática
Tecnologias digitais
Interactivity
Mathematics
Digital technologies
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Bona, Aline Silva de; Koehler, Cristiane - Avaliação formativa no espaço de aprendizagem digital da matemática [Em linha] : uma experiência no Facebook com ensino médio. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-16
Resumo: O trabalho articula os conceitos de avaliação formativa e espaço de aprendizagem digital nas aulas de Matemática, aplicado a Escola Básica e Pública, com estudantes do Ensino Médio, em 2012. A metodologia é, primeiro, teórica sobre estes conceitos, e depois aplicada, um estudo de caso, a uma turma que escolhe a rede social Facebook como seu espaço. O objetivo é como construir a avaliação formativa da aprendizagem de Matemática no Facebook. E esta construção é essencial às aulas de Matemática na Escola Básica, porque é de notório saber, por exemplo, as dificuldades dos estudantes com os conceitos desta disciplina, então é necessário mudar a sala de aula, e para isso mobilizar os estudantes, por exemplo, incluindo recursos digitais que lhes são interessante sé um meio. Um resultado, sob o olhar dos estudantes, é que estes aprendem Matemática de verdade interagindo com os colegas; e sob o ponto de vista dos professores, observando as resoluções dos estudantes no Facebook é possível verificar suas estratégias e dificuldades, além de ser uma forma de avaliar que contempla todo o desenvolvimento do estudante
Abstract: The paper articulates the concepts of formative assessment and digital learning space in math class, applied to Public Schools and with high school students in 2012. The methodology is first on these theoretical concepts, and then applied a case study, a group who choose Facebook as their social network space. The goal is to build formative assessment of learning math on Facebook. And this construction is essential to mathematics classes in Primary School, because it is public knowledge, for example, students' difficulties with the concepts of this discipline, then it is necessary to change the classroom, and for that mobilize students, eg including digital resources that are interesting to them is a means. A result, under the gaze of the students is that they learn mathematics actually interacting with colleagues, and from the point of view of teachers, noting the resolutions of students on Facebook you can check their strategies and difficulties, as well as being a form to assess which includes all development of the student.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3177
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
avaliação formativa.pdf345,25 kBAdobe PDFVer/Abrir
avaliação formativa apresent..pdf1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.