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Título: Proposição de um modelo de avaliação da qualidade de curso oferecido na modalidade semipresencial no Brasil
Autor: Machado, Monica Garelli
Pinto, Vera Regina Ramos
Mariano, Sandra Regina Holanda
Palavras-chave: Ensino a distância
Dimensões de qualidade
Avaliação
SERVQUAL
Distance education
Dimensions of quality
Evaluation
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Machado, Monica Garelli; Pinto, Vera Regina Ramos; Mariano, Sandra Regina Holanda - Proposição de um modelo de avaliação da qualidade de curso oferecido na modalidade semipresencial no Brasil [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-17
Resumo: Este artigo se propõe a contribuir para o avanço da educação a distância no Brasil ao indicar um modelo que permita ao aluno avaliar a qualidade percebida da oferta de disciplina, considerando os atributos centrais propostos pela escala SERVQUAL. Esta escala é amplamente utilizada para avaliar a qualidade em serviço por meio de dimensões de qualidade. Na adaptação para educação a distância, o curso é entendido como serviço e o aluno como cliente. A proposta do modelo de avaliação tem como base as expectativas e percepções do aluno, utilizando cinco dimensões: tangibilidade, confiabilidade, capacidade de resposta, empatia e segurança. Foi realizada uma análise bibliométrica com o objetivo de identificar, no referencial teórico da área de qualidade na educação a distância. um modelo já validado que pudesse ser tomado como referência. Identificou-se um modelo que privilegia a avaliação do construto tangibilidade apenas no ambiente web, uma vez que no contexto em que a pesquisa foi desenvolvida, os cursos ocorrem na modalidade 100% online. Considerando o contexto da EAD no Brasil buscou incorporar, ao modelo de referência identificado, as dimensões: material didático impresso e encontro presencial. Pretende-se em próximos estudos, construir e validar um modelo para avaliar as disciplinas de educação a distância no Brasil.
This article aims to contribute to the advancement of distance education in Brazil indicating a model that allows the student to evaluate the perceived quality of offered disciplines, considering the core attributes proposed by SERVQUAL. This scale is widely used to assess the quality of service through quality dimensions. In adapting to distance education, the course is understood as a service and the student as a customer. The proposed evaluation model is based on the expectations and perceptions of the student, using five dimensions: tangibility, reliability, responsiveness, empathy and safety. It was done a bibliometric analysis in order to identify, on the theoretical area of quality in distance education, a model that could be taken as a reference. An model was selected, which focuses on the evaluation of tangibility construct only in the web environment, since the context in which the research was conducted courses occur 100% in online mode. Considering the context of distance learning in Brazil, we sought to incorporate, to the reference model identified, the following dimensions: printed teaching materials and presence meeting. It is intended in future studies, build and validate a model to assess the disciplines of distance education in Brazil.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3173
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

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