Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3170
Título: Implantação do projeto um computador por aluno (UCA) no distrito federal no Brasil
Autor: Silva, Welinton Baxto da
Palavras-chave: Implantação do Projeto UCA DF
Project Implementation UCA DF
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Silva, Welinton Baxto da - Implantação do projeto um computador por aluno (UCA) no distrito federal no Brasil [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-12
Resumo: O Projeto Um computador por Aluno (UCA) no Distrito Federal foi implantado pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, com intuito de encorajar os professores da educação básica do Distrito Federal a usarem o laptop do UCA. Dada à dimensão do Projeto UCA no Brasil, a pesquisa buscou resposta à pergunta: Os professores do Projeto UCA DF utilizaram os laptops como ferramenta pedagógica em sala de aula? O curso de formação continuada UCA DF favoreceu a diversificação de estratégias cooperativas ou colaborativas com o laptop UCA? A pesquisa é qualitativa do tipo exploratória e documental, apoiada por entrevista semiestruturada. Das análises emergiram que a entre infraestrutura e a formação há certo; o uso do laptop UCA foi esporádico e descontinuado; as estrategias pedagógicas individualizadas foram mais frequentes, seguida de estratégias cooperativas e não ocorreram estratégias colaborativas na utilização do laptop UCA. Essas ocorrências enfraqueceram a continuidade do Projeto UCA DF nas escolas pesquisadas.
Project One Computer per Student (UCA) in the Federal District was established by the Faculty of Education at the University of Brasilia, in order to encourage teachers of basic education in the Federal District to use the laptop the UCA. Given the size of the UCA Project in Brazil, the research sought to answer the question: Teachers Project UCA DF used the laptops as a pedagogical tool in the classroom? The continuing education course UCA DF favored diversification strategies cooperative or collaborative laptop with the UCA? The research is qualitative, exploratory and documentary, supported by semi-structured interview. Analyzes that emerged between infrastructure and training right there detachment; laptop use was sporadic and UCA discontinued; individualized teaching strategies were the most frequent, followed by cooperative strategies and not collaborative strategies occurred in the use of laptop UCA. These events weakened the continuity of UCA Project DF schools surveyed.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3170
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
implantação do projeto.pdf353,98 kBAdobe PDFVer/Abrir
implantação de projetos apresent..pdf947,87 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.