Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3168
Título: O Moodle como ambiente facilitador da inclusão e literacia digital: a experiência de uma comunidade de aprendizagem
Autor: Spilker, Maria João
Filho, Athail Rangel Pulino
Orofino, Ana
Santos, Edilson Duarte dos
Zabotto, Regina
Silva, Siony
Palavras-chave: Inclusão digital
Literacia digital
Comunidade de aprendizagem e prática
Ambiente virtual de aprendizagem
Digital inclusion
Digital literacy
Community of learning and practice
Virtual learning environment
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Spilker, Maria João [et al.] - O Moodle como ambiente facilitador da inclusão e literacia digital [Em linha] : a experiência de uma comunidade de aprendizagem. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-13
Resumo: Tendo como pano de fundo a iniciativa Moodle Brasil. Net, projeto pensado e implementado em novembro de 2006, este trabalho apresenta reflexões sobre as experiências e vivências de uma comunidade de aprendizagem com o foco no debate sobre a inclusão digital e as tecnologias da informação e comunicação aplicadas. Aborda, assim, uma temática atual e pertinente sobretudo no que concerne a aprendizagem contínua e ao longo da vida, tanto a nível profissional como a nível do desenvolvimento pessoal. Neste artigo apresentamos um estudo de caso, no qual foi realizado um inquérito aos membros da comunidade com o objetivo de compreender de que forma a comunidade promoveu a inclusão e literacia digital dos seus membros. Os resultados obtidos confirmam o potencial da referida comunidade de aprendizagem como espaço que fomenta, inicialmente, a inclusão no mundo digital e que abre espaço para uma evolução em direção de uma comunidade de prática(s) na qual a literacia digital é, através dos impulsos dos membros, constantemente alargada, indo ao encontro das necessidades de cada um dos membros e da comunidade como um todo.
Within the initiative Moodle Brasil. Net, envisioned, designed and implemented in November 2005, this work presents the experiences and reflections around a learning community, and has its focus on the debate about digital inclusion and information technologies and communication applied in education. So, it approaches actual issues and concerns regarding lifelong learning, both professionally and in terms of personal development. This article presents a case study in which a survey was conducted to the community members in order to understand how the community promoted the inclusion and digital literacy of its members. The results confirm the potential of a learning community space which fosters initially inclusion in the digital world and provides a space for an evolution towards a community of practice(s). The digital literacy is, through impulse given by the members, constantly enlarged, in order to satisfy the development needs of each of the members and the community as a whole.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3168
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O moodle.pdf341,51 kBAdobe PDFVer/Abrir
O moodle.apresent..pdf849,31 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.