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Título: Formação em rede para inclusão digital de educadores de telecentro
Autor: Pinto, Sônia
Palavras-chave: Formação em rede
Inclusão digital
Coaprendizagem
Co-investigação
Colaboração
Training network
Inclusion
Co-learning
Collaboration
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Unibersidade Aberta
LE@D
Citação: Pinto, Sônia - Formação em rede para inclusão digital de educadores de telecentro [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013 - "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-15
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o curso on line de Formação em Rede para Educadores de Telecentros, implantados em todas as regiões do Brasil, com o objetivo de promover o acesso gratuito aos recursos das tecnologias da informação e comunicação para a população mais pobre do pais. Este curso integra uma política pública de inclusão digital do governo brasileiro, instituída pelo Decreto 6.991 e por uma Portaria Interministerial do Programa Telecentros.BR. É realizado pela Universidade do Estado da Bahia, em parceria com o Ministério das Comunicações no âmbito do Núcleo de Formação para Inclusão Digital. Este paper discute o conceito de formação em rede, enfatizando as perspectivas críticas sobre o contexto social das tecnologias da informação e comunicação, os conceitos de rede, mapa cognitivo e Inclusão Digital e de co-aprendizagem e co-investigação. Para tanto, analisa esta experiência, buscando saber em que medida se concretiza como uma formação em rede.
This paper presents a research about the online course training for educators network of telecentres, deployed in all regions of Brazil, with the objective of promoting free access to the resources of information technology and communications for the poorest people of the country. This course integrates a digital inclusion policy of the Brazilian government, established by law and an government Program Telecentros.BR. It is conducted by the University of the State of Bahia, in partnership with the Ministry of Communications trought the Training for Digital Inclusion Centre. This paper discusses the concept of network formation, emphasizing the critical perspectives on the social context of information technologies and communication, networking concepts, cognitive map, Digital Inclusion, co-learning and co-research. It analyzes this experience, seeking what extent isrealized as a training network.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3167
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

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