Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3150
Título: Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior
Autor: Vieira, Cristina Pereira
Moreira, J. António
Sousa, Lúcio
Costa, Paulo Manuel
Palavras-chave: Elearning
Dinâmicas de interação e comunicação
Estudantes
Ensino superior
Data: Dez-2013
Editora: Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP)
Citação: Vieira, Cristina Pereira [et al.] - Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning [Em linha] : perceções dos estudantes do ensino superior. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior". ISSN 1647-032X. Nº 27 (2013), p. 3-22
Resumo: As dinâmicas comunicacionais que emergem da cultura digital, no contexto do e-learning, têm-nos levado a refletir sobre a criação de novos cenários de ensino-aprendizagem. A nossa experiência docente, numa instituição de Ensino a Distância - Universidade Aberta - tem contribuído não só para essa reflexão, mas também para a perceção da necessidade de acionar uma dinâmica de ensino baseada na investigação que nos permita desenvolver uma prática pedagógica fundamentada. Assim, desenvolvemos um estudo exploratório, num curso de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) designado de Educação Sexual em Meio Escolar: Saberes, Afetos e Valores, com o objetivo de conhecer as perspetivas e as perceções destes formandos relativamente ao ambiente virtual de aprendizagem e à eficácia do modelo pedagógico utilizado - Community of Inquiry - em aspetos relacionados com as diferentes dinâmicas de interação e de comunicação (entre professor/estudantes, estudantes/estudantes e entre estudantes/conteúdos ou recursos) criadas no seu seio. Os resultados obtidos permitem concluir que a presença das três dimensões de aprendizagem inerentes ao modelo (social, docente e cognitiva), que interagem entre si e se influenciam mutuamente, de forma colaborativa, através de um discurso crítico e reflexivo, foram fundamentais para a criação de experiências educativas relevantes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3150
ISSN: 1647-032X
Aparece nas colecções:CEMRI - Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristina_Vieira_Cadernos_Pedagogia.pdf275,65 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.