Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3132
Título: Formas educativas no ensino online : retratos a partir da ALV: educação sexual em contexto escolar
Autor: Vieira, Cristina Pereira
Palavras-chave: Educação sexual
Jovens
Professores
Aprendizagem ao longo da vida
Data: Jun-2012
Editora: CEMRI/UAb - Delegação Porto
Citação: Vieira, Cristina Pereira - Formas educativas no ensino online [Em linha] : retratos a partir da ALV : educação sexual em contexto escolar. In Ribeiro, José da Silva; Aires, Luísa, coord. de - "Investigação e variantes curriculares no ensino online : desafios da interculturalidade na era tecnológica". [Porto] : Universidade Aberta. CEMRI. ISBN 978-972-674-726-0. p. 214-226
Resumo: Provenientes de uma investigação de caris exploratório, apresentamos alguns dos discursos juvenis no que se referem à socialização da sexualidade, nomeadamente do papel da escola - que pouco aparece pela palavra dos jovens e que quando surge é essencialmente na vertente informativa centrada em estratégias pedagógicas de especialidade, numa abordagem de sexualidade objetivada. A partir deste contexto e da experiência docente, numa instituição de Educação a Distância- UAb – foi possível criar um curso de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) designado de Educação Sexual em Meio Escolar: Saberes, Afectos e Valores - suportada por um modelo pedagógico virtual. A partir do contexto do e-learning mostramos como a temática da educação sexual em meio escolar foi trabalhada e percebida. Provenientes dos discursos dos/das professores/formandos/as, que participaram na 1ª edição do curso, apresentamos diferentes entendimentos sobre a formação das comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa.
From an exploratory investigation, some of the juveniles in the speeches that refer to the socialization of sexuality, including the role of the school - the word appears some of the young. When sexuality is spoken in school context, it is essentially focused on the informational aspect of teaching strategies of specialty - is objectified made an approach to sexuality. From this context and teaching experience at the Open University (Portugal) Distance Education institution UAb - was possible to create a course of ”Lifelong Learning” called Sex Education in School: Knowledge, Affect and Values - supported by a model virtual teaching. From the context of e-learning, we show how the issue of sex education in schools was elaborated and realized. From the speeches of the teachers / students, those who participated in the 1st edition of the course, we present different understandings about the formation of virtual communities of collaborative learning.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3132
Aparece nas colecções:CEMRI - Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristina_Vieira.pdf116,05 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.