Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3131
Título: Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação
Autor: Vieira, Cristina Pereira
Moreira, J. António
Costa, Paulo Manuel
Palavras-chave: Ensino a distância
Comunidades de aprendizagem
Comunicação online
Distance education
Learning community
Online communication
Data: Fev-2013
Editora: São Cristóvão (SE)
Citação: Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Costa, Paulo Manuel - Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação. "Revista EDaPECI"[Em linha]. ISSN 2I176-171X. Vol. 13, nº 2 (Maio/Ago. 2013), p. 216-233
Resumo: Os ambientes online e as comunidades de aprendizagem, parecem estar a modificar as estruturas institucionalizadas de criação e disseminação de conhecimento, surgindo como um complemento às formas pré-existentes de aprendizagem organizacional. Nestes ambientes e comunidades, a base do processo de construção do conhecimento assenta na interação social. Tomando como referência a nossa experiência de docência, numa instituição portuguesa de ensino superior público a distância, a Universidade Aberta, desenvolvemos um estudo exploratório, através de uma metodologia essencialmente qualitativa, com estudantes de três cursos de estudos pós-graduados com o objetivo de perceber se a organização do design do ambiente de aprendizagem e o modelo pedagógico utilizado produziram experiências educacionais relevantes, sobretudo em aspetos relacionados com as dinâmicas comunicacionais que foram emergindo no seu seio. Concluímos que as dimensões inerentes ao modelo adotado, designadamente as dimensões social e de ensino interagiram entre si e influenciaram-se mutuamente promovendo experiências educacionais relevantes.
The online environments and the learning communities are changing the institutionalized structures of creation and dissemination of knowledge, emerging as a complement to pre-existing forms of organizational learning. In these environments and communities, the process of knowledge construction is based on the social interaction.. Referring to our teaching experience in an institution of portuguese public higher education distance learning -Open University-, we developed an exploratory study, through a methodology essentially qualitative, with students from three courses of postgraduate studies with the purpose of understand if the design of the learning environment and the pedagogical model used have produced relevant educational experiences, particularly in aspects related with the creation of communicational dynamics. We conclude that the dimensions associated to the adopted model, particularly the social and teaching dimensions interacted and influenced each other, promoting relevant educational experiences.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3131
ISSN: 2I176-171X
Versão do Editor: http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/index
Aparece nas colecções:CEMRI - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Comunicação em ambientes.pdf528,73 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.