Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3098
Título: Objetos educacionais 3D para formação na educação superior a distância
Autor: Malheiro, Cícera A. Lima
Schünzen Junior, Klaus
Shcünzen, Elisa Tomoe Moriya
Hirata, Ariel Tadami Siena
Palavras-chave: Objeto educacional digital
Ensino a distância
Digital learning object
Elearning
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Malheiro, Cícera Aparecida Lima [et al.] - Objetos educacionais 3D para formação na educação superior a distância [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-13
Resumo: Os objetos educacionais digitais (OED) podem agregar uma diversidade de modos de interação e simulação por meio de diferentes sentidos e elementos (sons, áudios, textos, hipertexto, animação, vídeos, visual, imagens, toques). Ao identificarmos essa necessidade de aprendizagem e a potencialidade destacada, objetivamos desenvolver um OED em formato 3D que viabiliza maior integração entre conteúdo, ambiente virtual de aprendizagem unindo didaticamente os referidos elementos. O conteúdo contempla conceitos iniciais de metodologia da pesquisa científica destinado as disciplinas ligadas ao desenvolvimento da monografia e trabalho de conclusão de curso. Considera-se que atividades interativas disponibilizadas em OED oferecem oportunidades de exploração de fenômenos científicos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes em outros ambientes convencionais da educação, seja ela presencial ou a distância.
The digital learning objects can add a variety of modes of interaction and simulation through different senses and elements (sounds, audio, text, hypertext, animation, videos, visuals, pictures, ringtones). From such potential evidenced, we aim to develop a digital learning objects in 3D format that enables greater integration between content, virtual learning environment combining the didactic elements referred. The content includes initial concepts of research methodology for scientific disciplines related to development of the monograph and completion of course work. It is considered that interactive activities available on digital learning objects offer opportunities for exploring scientific phenomena and concepts often infeasible or nonexistent in other environments conventional education, be it in person or at a distance.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3098
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
objetos educacionais.pdf377,03 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.