Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3089
Título: O impacto da Escola Técnica Empresarial do Oeste na comunidade educativa do concelho de Caldas da Rainha
Autor: Bernarda, Mariana Soares da
Orientador: Moreira, Darlinda
Palavras-chave: Escola Técnica Empresarial do Oeste
Ensino profissional
Desenvolvimento económico e social
Educação
Formação profissional
Estudo de casos
Education
Vocational education and local development
Data de Defesa: 2013
Citação: Bernarda, Mariana Soares da - O impacto da Escola Técnica Empresarial do Oeste na comunidade educativa do concelho de Caldas da Rainha [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. 153 p.
Resumo: A educação é um pilar fundamental da nossa sociedade, é o motor do futuro. Compreender como se desenvolve uma área específica do sistema educativo e o contributo que dá ao desenvolvimento de uma determinada região, é importantíssimo para aproveitar o que está bem e retificar e corrigir o que está mal. Neste sentido, o presente estudo visa analisar a educação, como uma das diversas vertentes da sociedade em geral e da cidade de Caldas da Rainha em particular, fundamental para o desenvolvimento humano. No entanto, não se trata de investigar a educação no seu todo, mas apenas debruçar-se sobre o ensino profissional, nomeadamente compreender o papel que a Escola Técnica Empresarial do Oeste desempenha no quotidiano dos caldenses, ou seja, analisar o impacto que a escola objeto de estudo tem na comunidade, sobretudo ao nível do desenvolvimento local. Para levar a cabo um trabalho desta natureza em que se pretende desenvolver uma análise de um ou vários aspetos da complexa realidade da Escola Técnica Empresarial do Oeste, recorreu-se, em termos metodológicos, ao método qualitativo, nomeadamente, ao estudo de caso, pois o que se ambiciona é explorar e compreender situações concretas da vida social dos indivíduos, e este método possibilita observar o fenómeno no seu ambiente natural e recolher os dados que permitem tirar conclusões de variadíssimas formas. Na recolha de dados, ou seja, relativamente às técnicas, a escolha recaiu nas documentais e não documentais, sendo que dentro das não documentais seguiu-se o caminho da observação não participante, nomeadamente através da utilização da entrevista (foram realizadas cinco entrevistas). Neste sentido, foram utilizados os métodos e técnicas que tornaram possível a recolha de dados e informações que possibilitaram explicar um complexo fenómeno social, que é o da compreensão do contributo de uma escola profissional específica (a Escola Técnica Empresarial do Oeste) no desenvolvimento regional, bem como o impacto que tem na comunidade, nomeadamente no concelho de Caldas da Rainha.
Education is an essential foundation of our society. It is a driving force of the future. It is very important to understanding how a specific area of the educational system evolves and how it contributes to a certain geographical region, in order to take advantage of what works, but also to rectify and correct what doesn’t. This dissertation’s general aim is to study education as one of the aspects of society, which is essential to human development, by concentrating on the city of Caldas da Rainha. The objective is not to investigate the entire educational system but to focus in particular on vocational education by understanding the role that Escola Técnica Empresarial do Oeste plays in the daily lives of its inhabitants, that is to analyse the impact this school has on the community and mostly on local development. To undertake a study of this nature that analyses one or more aspects of the complex reality of Escola Técnica Empresarial do Oeste, the qualitative method was used because it focuses on a case study which aims to explore and understand the specific situation of the social lives of the local people and this method also allows us to observe the phenomenon in its natural environment and collect data that enables us to reach conclusions in several ways. The method used to collect data was documental and non--documental. For the latter, we resorted to non-participant observation, mainly the interview technique (five interviews were carried out). To sum up, the methods and techniques used in this case study made it possible to collect data and information that could explain a complex social phenomenon: understanding the contribution of a vocational school (Escola Técnica Empresarial do Oeste) to the regional development as well as its impact on the community, mainly in the municipality of Caldas da Rainha.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3089
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
trab final.pdf1,96 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.