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Título: A formação (musical) no Movimento Associativo : um estudo exploratório sobre a Associação Musical da Pocariça
Autor: Caldeira, Nuno Miguel Pessoa
Orientador: Seabra, Filipa
Mota, Graça
Palavras-chave: Movimento associativo
Educação não formal
Ensino da música
Associações culturais
Formação vocacional
Metodologia da investigação
Estudo de casos
Non-formal education
Wind band
Association
Education
Data de Defesa: 2014
Citação: Caldeira, Nuno Miguel Pessoa - A formação (musical) no Movimento Associativo [Em linha] : um estudo exploratório sobre a Associação Musical da Pocariça. Lisboa : [s.n.], 2014. 192 p.
Resumo: Pretendemos com este trabalho realizar um estudo exploratório sobre a Associação Musical da Pocariça (AMP), procurando identificar os interesses de ingresso na escola de música, conhecer o seu funcionamento, na sua relação estreita com o indivíduo, em si mesmo, na sua dimensão familiar e na expressão social, com a banda filarmónica e os seus executantes, com os elementos dos órgãos sociais e com a sociedade em que se insere. Analisamos também a formação preconizada pela AMP em contexto de ensino não formal. Compreendemos a importância que a AMP assume na sua comunidade, enquanto espaço ocupacional, formativo, educativo e promotor de oportunidades de realização pessoal, vocacional e profissional dos seus elementos, seja pela escola de música, seja pela própria banda filarmónica, contando para tal com o contributo abnegado e generoso dos seus associados, das autarquias locais, da comunidade local e sobretudo das pessoas que constituem os órgãos sociais. Identificamos a estrutura de funcionamento desta entidade e as relações que estabelece com outras estruturas do ensino formal (conservatórios, academias, ensino público profissional, ensino superior), procurando clarificar a terminologia em referência. Também a participação dos pais neste estudo é considerada, percebendo a motivação e o acompanhamento que fazem nos diversos momentos da vida repartida com a AMP. Sob a forma de um estudo de caso exploratório, seguimos uma metodologia de investigação mista, essencialmente qualitativa, com recurso ao tratamento quantitativo de alguns dos dados recolhidos. Realizámos entrevistas semi-estruturadas junto dos discentes, docentes da Escola de Música, filarmónicos e elementos dos órgãos sociais, de modo particular da direção. Realizámos inquéritos por questionário aos formandos, aos elementos da escola de música e da banda filarmónica. Procedemos ainda à análise documental de estatutos e normas de orientação e de regulação internas, atas, procedimentos, relatos da imprensa ou outros meios de comunicação social. Os resultados obtidos permitiram-nos caracterizar a Associação Musical da Pocariça na sua formação eclética e de forma particular na formação musical e no discernimento vocacional de muitos dos seus membros, deixando em aberto aspetos que merecerão uma abordagem mais aprofundada em futuros estudos.
This research represents an exploratory study about the Associação Musical da Pocariça (AMP), seeking to identify the interests of the participants in attending the school of music, address its functioning, in its close relationship with the individual himself, its familiar dimension and its social expression, with the wind band and its performers, with the corporate boards and with the society in which it operates. We also analyze the formation advocated by AMP in the context of non-formal education. We became aware of the importance that the AMP has in its community, as an occupational training, an educational space while promoting opportunities for personal achievement, vocational and professional of its performers, either through the school of music, or the wind band itself, counting for this on the generous contribution of its members, local authorities, the local community and specially the people who constitute the corporate boards. We identified the operating structure of this entity and the establishment of relationships with other structures of formal education (conservatories, academies, professional public education, high school), seeking to clarify the terminology in reference. The participation of parents in this study is also considered, taking into account their motivation to be present in the several moments of the performances of AMP. As an exploratory case study, we followed a mixed research methodology, mainly qualitative, together with a small proportion of quantitative analysis of some data. We conducted semi-structured interviews with students, teachers of the music school, wind band’s members and elements of the corporate boards, particularly those of the direction. We conducted questionnaire surveys with the agents in training, with the members of the music school and the wind band’s. We proceeded to documental analysis of the statutes and the guidelines and internal regulations, minutes, procedures, press reports or from other media. The results obtained allowed us to characterize the Associação Musical da Pocariça as an eclectic educational project, with a particular emphasis on the vocational development of many of its members. The study opened several pathways that may be explored in more depth in the future.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3088
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

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