Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3086
Título: A avaliação formativa nos cursos profissionais : um estudo de investigação-acção numa turma do 11º ano
Autor: Barbosa, Deolinda Rosa Alves
Orientador: Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Supervisão
Avaliação formativa
Cursos profissionais
Investigação ação
Método de avaliação
Estudo de casos
Vocational courses
Formative assessment
Assessment tools
Data de Defesa: 2014
Citação: Barbosa, Deolinda Rosa Alves - A avaliação formativa nos cursos profissionais [Em linha] : um estudo de investigação-acção numa turma do 11º ano. Lisboa : [s.n.], 2014. 163 p.
Resumo: Os cursos profissionais foram integrados no sistema educativo há longos anos enquanto modalidade de educação escolar. O Decreto-Lei nº 26/89 de 21 de janeiro, relança o ensino profissional e reforça as diversas modalidades deste ensino com a criação de EP´S (Escola Profissionais públicas e privadas), salientando que a integração europeia e a necessidade do desenvolvimento económico e social, reclamam recursos humanos com elevada qualificação. A partir do ano 2004-2005, através do Decreto Decreto-Lei nº 74/2004, de 26 de março, foram estabelecidos os princípios orientadores da organização e da gestão do currículo, bem como da avaliação das aprendizagens dos diferentes percursos do nível secundário de educação. Neste diploma são integrados os cursos profissionais nas ofertas de formação e aprendizagem de nível secundário, pondo fim ao carater de alternativa ao secundário. O objetivo da implementação destes cursos é oferecer a todos os alunos aprendizagens que vão ao encontro dos seus interesses e combater o insucesso e abandono escolares, procurando adaptar esta oferta quer às motivações, expectativas e aspirações dos alunos quer às exigências requeridas pelo desenvolvimento do País. Devido à especificidade destes cursos, a avaliação dos processos de aprendizagem e desempenho dos alunos deverá privilegiar a avaliação formativa e contínua de modo a informar o aluno acerca dos seus progressos, dificuldades e resultados obtidos na aprendizagem, esclarecendo as causas de sucesso ou insucesso e estimular o desenvolvimento global do aluno nas áreas cognitivas, afetiva, relacional-social e psicomotora e certificar os conhecimentos e capacidades adquiridas. A presente investigação foi desenvolvida com o objetivo de implementar, ao longo de um ano letivo (2012-2013), instrumentos de avaliação numa perspetiva formativa, numa turma do 11ºano de escolaridade (2º ano do curso profissional), na disciplina de Programação e Sistemas de Informação (PSI) com vinte e um alunos, procurando deste modo, contribuir para uma melhor aprendizagem. Os resultados apontam para uma melhoria ao nível das aprendizagens assim como dos resultados académicos dos alunos da turma em estudo.
The vocational courses have been integrated in our school system for a long time as a possibility in school education. Executive Order no 26/89 of 21st January launches the vocational courses once again while reinforcing its different aspects by creating professional private and public schools. It highlights that European integration and economic and social development needs require highly qualified human resources. From the school-year 2004-2005 onward, and through the Executive Order 74/2004 of 26th March, the guiding principles to organizing and managing school curriculum were established as well as to the assessment of learning experiences in the different stages at the secondary educational level. This executive order integrates vocational courses in the educational offers at secondary level, thus ending the alternative character to regular secondary schooling. The aim of these courses’ implementation is to offer every student a learning opportunity that will meet their interests and fight school exclusion and abandonment, while trying to adapt this offer to their motivation, expectations and goals as well as to the demands required by our country’s development. Due to the distinctiveness of these courses, the assessment of both learning processes and students’ performance must privilege a formative and continuous assessment in such a way as to keep students informed about their progress, difficulties and results obtained in the learning process enlightening them on the causes of their achievement or failure and stimulating global development of the students in intellectual, affective, socio-relational and psychomotor areas while certifying acquired knowledge and ability. This investigation was developed with the objective of implementing formative assessment tools, during the school year of 2012-2013, in an 11th grade class of twenty-one students, (attending their 2nd year of vocational course), on the subject of PSI (Programming Information Systems), trying in this way to enhance their learning experience. The results show that an improvement in learning processes as well as in academic results has taken place concerning the students that attend the study class.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3086
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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