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Título: Formação e supervisão de educadores de educação especial : um estudo de caso
Autor: Castro, Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira
Orientador: Miranda, Branca
Palavras-chave: Supervisão
Formação de professores
Educador de infância
Educação especial
Educação inclusiva
Desenvolvimento profissional
Avaliação dos professores
Estudo de casos
Teacher training
Pedagogical supervision
Professional development
Special education
Inclusive education
Data de Defesa: 2013
Citação: Castro, Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira - Formação e supervisão de educadores de educação especial [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2013. 215 p.
Resumo: Este documento incide num estudo de caso relativo à formação e supervisão dos educadores de infância de educação especial. Neste âmbito aborda as diferentes conceções de supervisão e de desenvolvimento profissional destes docentes, enquadradas na formação inicial, na formação contínua e na formação especializada. O que ressalta deste discurso é o desvinculo, acentuado entre supervisão, desenvolvimento profissional e formação. Neste sentido, a supervisão é entendida como avaliação ou inspeção e o desenvolvimento profissional como reflexão das práticas pedagógicas. A formação é entendida como uma aquisição e saberes teóricos um pouco desagregada dos contextos escolares. Outra ideia que emerge deste estudo indica a exigência de um processo formativo mais atento à realidade das escolas e às necessidades dos docentes. Um processo formativo mais atento às características das escolas inclusivas, democráticas, flexíveis e inovadoras.
This paper focuses on a case study on the training and supervision of kindergarten special education. In this framework addresses the different conceptions of supervision and professional development of these teachers, classified based on initial training, continuing training and specialized training. What emerges from this discourse is the lack of connection between supervision, professional development and training. Thus, the supervision is understood as evaluation or inspection and professional development as reflection of teaching practices. In this line of thought training in special education, appears concerned with the acquisition of theoretical sabers, slightly broken reality of school life. Another idea that emerges from this study indicates the need for a training process closer to the reality of the needs of schools and teachers. A formative process closer to the characteristics of inclusive schools, democratic, flexible and innovative.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3084
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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