Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3083
Título: Utilização de wikis na disciplina de matemática do 2º ciclo do ensino básico
Autor: Azevedo, Paulo Jorge Santos de
Orientador: Tinoca, Luís
Palavras-chave: Ensino das matemáticas
Ensino básico
Web 2.0
Ensino colaborativo
Aprendizagem
2º Ciclo
Wikis
Mathematics
Collaborative learning
School
Education
Data de Defesa: 2013
Citação: Azevedo, Paulo Jorge Santos de - Utilização de wikis na disciplina de matemática do 2º ciclo do ensino básico [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. 131 p.
Resumo: As ferramentas da Web 2.0 estão cada vez mais presentes em todos os níveis do ensino. Estas ferramentas são utilizadas em diferentes disciplinas para o desenvolvimento e/ou divulgação de projetos de diferentes naturezas. Os wikis são um exemplo de ferramentas cujas potencialidades têm sido investigadas nos últimos anos, tanto no ensino a distância como no ensino presencial. A possibilidade de se desenvolverem atividades de aprendizagem colaborativa tem sido relatada como motivadora para os alunos. Mas as potencialidades dos wikis vão para além da motivação. A criação de páginas de Internet, visíveis para o público ou apenas para um determinado grupo de pessoas, editáveis por quem for autorizado para tal, que se constituem não apenas como um repositório de texto, imagem e gráficos, mas como instrumentos ou artefactos de aprendizagem, torna os wikis em recursos de aprendizagem a considerar no ensino presencial. Os alunos podem tornar-se, assim, construtores do seu conhecimento, um conhecimento em construção, fruto da colaboração e da negociação. O novo programa de Matemática do Ensino básico, homologado em 2007, e as tarefas propostas pelo Ministério de Educação colocam ênfase na atividade/tarefa realizada em grupo, recolocando o aluno no papel cimeiro do processo de aprendizagem. As recomendações constantes do programa referem a utilização de recursos tecnológicos como meios de exploração de conteúdos. Os meios tecnológicos, hoje disponíveis nas escolas portuguesas, permitem envolver os alunos em atividades colaborativas e interativas que devem ir para além da assistência passiva, de efémero deslumbramento com apresentações animadas ou da exposição unilateral de conteúdos. Pretendemos com este estudo identificar potencialidades e constrangimentos da utilização de um wiki em contexto de sala de aula de Matemática, com uma turma do 6.º ano de escolaridade. Pretendemos também saber se a utilização de uma ferramenta wiki, na disciplina de Matemática, no Ensino básico, como recurso a ser explorado por alunos de forma orientada, pode conduzir ao sucesso das aprendizagens. Concluímos com este estudo, que a utilização de wikis na aprendizagem de conteúdos matemáticos é útil e eficaz, se apoiar aprendizagens colaborativas e for suportada por uma planificação cuidada, com a definição adequada de conteúdos a abordar e com atividades suportadas por guiões de trabalho que coloquem os alunos no centro do processo de construção do conhecimento.
Web 2.0 tools are increasingly more present in all school levels. These tools are used in different subjects to develop and/or share projects of different characteristics. Wikis are an example of such tools and its potential has been researched in the last few years. The possibility of developing collaborative learning activities has been reported as motivational for students. However, the potential of wikis goes beyond motivation. The creation of web pages, public or restricted to specific users, that are editable for authorized users, that are not only a repository of text, images or charts, but also learning artifacts or instruments, makes wikis a significant learning resource for the classroom. Students can become the builders of their own knowledge, which is evolving and is a product of negotiation and collaboration. The new Mathematics program for elementary schooling, ratified in 2007, and the learning activities proposed by the (Portuguese) Board of Education emphasize group activity, placing students in the center of the learning process. The recommendations made in the program indicate the use of technological resources as a means for content exploration. The technological resources, available today in all Portuguese schools, allow students to be involved in collaborative and interactive activities. These must imply more than passive observation, the ephemeral dazzling about animated presentations or the unilateral presentation of content. With this research, we want to identify the potential and the constraints of the use of wikis in the Maths classroom, with a 6th grade class. We also want to know if the guided use of a wiki, in a Maths class, as a resource used by students, may lead to success in learning. With this research, we conclude that the use of wikis in the learning of Mathematics in elementary education is useful and effective only if it supports collaborative learning and if it is supported by a careful planning, with the appropriate definition of the content to approach and with activities supported by a working script that places students in the center of the knowledge-building process.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3083
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMCEM_PauloAzevedo.pdf2,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.