Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3080
Título: Competências-chave na era digital para coaprendizagem e coinvestigação
Autor: Okada, Alexandra
Serra, Antônio Roberto C.
Ribeiro, Silvar Ferreira
Pinto, Sônia
Palavras-chave: Competência
Habilidades
Coaprendizagem
Co-investigação
Redes sociais
Plataforma ELGG
Plataforma NING
Skills
Co-learning
Co-inquiry
Social networking
ELGG platform
NING platform
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Okada, Alexandra [et al.] - Competências-chave na era digital para coaprendizagem e coinvestigação [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-21
Resumo: Este trabalho visa apresentar uma investigação exploratória em desenvolvimento com resultados preliminares sobre “Competências-chave para educação do século XXI na Era Digital”. Utiliza-se a ciber-etnografia como método de observação assíncrona (fórum e wikis) e síncrona (webconferência) das competências e habilidades desenvolvidas durante o processo de co-investigação e coaprendizagem em dois espaços virtuais. Este estudo envolve pesquisadores do Reino Unido, Brasil, Portugal e Espanha que iniciaram suas interações no portal Encuentro.Educared do “Encontro Internacional de Educação 2012-2013”, realizado pela empresa Telefônica e também no ambiente de investigação weSPOT (Working Environment with Social, Personal and Open Technologies) financiado pela Comissão Européia. Como resultado deste trabalho, observou-se que o portal propiciou o desenvolvimento mais explicíto de literacias digitais, possivelmente por ser uma interface mais simples e familiar (fórum). E no ambiente de investigação, os participantes já com maior facilidade com tecnologias digitais tiveram maiores oportunidades de desenvolver outras competências relacionadas com a Literacia Científica.
This paper presents an exploratory investigation in development with preliminary results on "Key Competences for XXI Century Education in the Digital Age." The method applied was cyber-ethnography with asynchronous observation (forum and wiki) and synchronous discussions (webconference) for analysing skills and competences developed during the process of co-inquiry and co-learning in two online areas. This study involves researchers from the UK, Brazil, Portugal and Spain. They initiated their interactions in the portal Encuentro.Educared of the "International Meeting on Education 2012-2013", organized by company Telefónica and also in the inquiry environment weSPOT (Working Environment with Social Personal and Open Technologies) funded by the European Commission. As a result of this study, it was observed that the portal led to the development of more explicit digital literacies, possibly because it was a simpler interface and familiar (forum). And in the inquiry environment, participants familiar with digital technologies had more opportunities to develop other skills related to Critical-Creative Thinking and Socio-Scientific Reasoning.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3080
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
competencia-chave.pdf945,3 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.