Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3078
Título: Análise da interação e participação em fóruns de discussão numa rede social
Autor: Monteiro, Vera Cristina
Pereira, Alda
Palavras-chave: Conetivismo
Redes sociais
Interação
Connetivism
Social networks
Interaction
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Monteiro, Vera Cristina; Pereira, Alda - Análise da interação e participação em fóruns de discussão numa rede social [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-18
Resumo: Este texto dá conta da análise efectuada a fóruns de discussão entre alunos, professores e cientistas, no contexto de uma rede social dedicada à Física e Química. Estudámos o padrão de interacções e participação nas discussões em fóruns de três naturezas distintas: (1) avaliados pelo professor, (2) não avaliados, mas com temas relacionados com as matérias escolares e (3) temas não relacionados com as matérias escolares. Configuram-se padrões de interacção dirigidos pelo conteúdo e valorizam-se as conexões com especialistas no domínio de interesse. O sentido é o da cooperação e domina a agência individual; aspectos consonantes com uma dinâmica conectivista na rede estudada. A escola tem nas redes sociais, a chave para iniciar os alunos em atividades de aprendizagem alicerçadas em processos sociais de conexão e participação, que fluem entre sistemas formais e informais, em torno de conteúdo científico. Evidencia-se a necessidade de associar escola e redes sociais, num sistema de aprendizagem em que os interesses pessoais dos indivíduos e a aprendizagem formal se integrem de forma sinérgica.
The present paper provides an analysis of the discussion forums between students, teachers and scientists in the context of a social network dedicated to physics and chemistry. We studied the pattern of interactions and participation in discussions of three distinct natures: (1) assessed by the teacher, (2) not evaluated, but with issues related to school subjects, and (3) issues not related to school subjects. The analysis revealed interaction patterns driven by content and the value of the connections with experts in the field of interest. The sense is that of cooperation and the individual agency dominates; aspects in line with the connectivist dynamic of the studied network. The school has in social networks, the key to initiate students in learning activities grounded in social processes of connection and participation, flowing between formal and informal systems, around scientific content. We highlight the need to associate 2 school and social networks, in a learning system in which the individual interest and formal learning are synergistically integrated.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3078
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Analise da interação.pdf464,37 kBAdobe PDFVer/Abrir
Analise de interação - apresent..pdf1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.