Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3077
Título: Orientações para o desenho instrucional de um Mooc : estudo de caso
Autor: Vieira, Andreia Teles
Fernandes, Luís
Palavras-chave: Massive Open Online Courses
OCDE
Desenho instrucional
Máquina de aprendizagem
Vídeo
Instructional design
Learning machine
Video
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Vieira, Andreia Teles; Fernandes, Luís - Orientações para o desenho instrucional de um Mooc [Em linha] : estudo de caso. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-17
Resumo: Neste artigo pretendemos demonstrar como as diversas tentativas de construção de uma máquina de aprendizagem podem ser equacionadas no surgimento dos Massive Open Online Courses. Desde o início do século XX se almejou a criação de uma máquina que servisse os propósitos da educação. Com os Massive Open Online Courses, a tentativa permanece dado o seu carácter gratuito, massivo e online. Estas características permitiram a sua rápida disseminação e adesão por parte da comunidade científica do Ensino Superior. Neste contexto abordaremos a questão da relação da criação destes cursos com as Universidades, tendo como ponto de partida, os cenários delineados, em 2008, pela Organisation for Economic Co-operation and Development para os primeiros 30 anos do século XXI. Para melhor perceber as exigências na criação de um Massive Open Online Course será apresentado um estudo de caso - desenvolvido pelo Centro de Investigação para Tecnologias Interativas, unidade de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa. Este centro de investigação acompanhou a disseminação e multiplicação das iniciativas Massive Open Online Courses, tendo desde logo percebido as potencialidades desta nova modalidade. Uma das potencialidades que iremos analisar, mais detalhadamente, é o vídeo, devido ao seu carácter envolvente e de proximidade neste tipo de cursos.
This paper aims to demonstrate how the various attempts to build a learning machine can be equated in the emergence of the Massive Open Online Courses. Since the beginning of 2 the twentieth century everyone longed to create a machine that would serve the purposes of education. With the Massive Open Online Courses, the attempt remains, given its free massive and online nature. These characteristics allowed its rapid spread and support by the scientific community of the Higher Education. In this context we will address the question of the relation of the creation of these courses with universities, having as a starting point, the scenarios outlined in 2008 by the Organization for Economic Co-operation and Development for the first 30 years of the twenty-first century. To better understand the requirements in creating a Massive Open Online Course will be presented a case study - developed by the Research Center for Interactive Technologies, a research unit of the Faculty of Social Sciences and Humanities, New University of Lisbon. This research center have accompanied the spread and multiplication of Massive Open Online Courses initiatives, and immediately realized the potential of this new modality. One of the potential that we will examine in more detail is the video, due to its proximity and surrounding nature in this type of course.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3077
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

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