Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3076
Título: MOOC mediado por REA : prática da liberdade nos programas de capacitação continuada no ensino superior
Autor: Mallmann, Elena Maria
Alberti, Taís Fim
Bastos, Fábio da Purificação de
Abegg, Ilse
Palavras-chave: MOOC
REA
Capacitação continuada
Universidades abertas
Continuous training
Open University
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Mallmann, Elena Maria - MOOC mediado por REA [Em linha] : prática da liberdade nos programas de capacitação continuada no ensino superior. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-19
Resumo: Analisamos como a organização de Massive Open Online Courses mediados por Recursos Educacionais Abertos pode ser solução inédita e viável para prática da liberdade no âmbito da capacitação continuada no ensino superior na universidade aberta do Brasil. Problematizamos a fluência tecnológica requerida dos professores e tutores nas etapas de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação dos recursos e atividades de estudo em Massive Open Online Courses. Como resultados de pesquisa-ação, propomos modelos didático-metodológicos abertos para estruturar recursos e atividades de estudo em ambiente virtual de ensinoaprendizagem na internet. Concluímos que Massive Open Online Courses mediado por Recursos Educacionais Abertos é uma boa solução para capacitação continuada na universidade aberta, pois potencializa o desenvolvimento de aprendizagem colaborativa em rede assentada em interatividade e interação.
Analyzed as the Massive Open Online Courses organization mediated by Open Educational Resources can be novel and feasible solution for the practice of freedom in the context of ongoing training in higher education at the Open University of Brazil. We take as problematic the technological fluency required of teachers and tutors in the stages of planning, implementation, monitoring and evaluation of resources and study activities in Massive Open Online Courses. As a result of action research, we propose models for open educational-methodological structuring resources and study activities in virtual environment for teaching and learning online. We conclude that Massive Open Online Courses medidado by Open Educational Resources is a good solution for continuous training on university open because potentiates the development of collaborative learning network seated on interactivity and interaction.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3076
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mooc.pdf429,17 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mooc apresent..pdf574,25 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.