Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3075
Título: Uma investigação do uso de ferramentas de mídia social na educação online
Autor: Correia, Ana Paula
Palavras-chave: Ferramentas de mídia social
Sistemas de gestão da aprendizagem
Ensino superior
Educação online
Social media tools
Learning management systems
Higher education
Online education
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Correia, Ana Paula - Uma investigação do uso de ferramentas de mídia social na educação online [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-13
Resumo: Este estudo investiga o uso de ferramentas de mídia social numa unidade curricular online no contexto do ensino superior como uma alternativa aos sistemas de gestão da aprendizagem. Este é um estudo qualitativo que utiliza entrevistas e a análise de documentos como principais métodos de levantamento de dados. Os resultados mostram que os estudantes apreciaram, em particular, a flexibilidade do mídia mash-up e a oportunidade de aprenderem sobre diferentes tecnologias de ensino e aprendizagem. No que diz respeito a possíveis melhoramentos da experiência de aprendizagem online, os estudantes sugeriram o aumento de frequência das sessões síncronas e o uso adicional de conteúdos em formatos áudio e visual/vídeo.
This study explores the use of social media tools in a graduate online course as an alternative to the traditional learning management systems. It uses a qualitative research approach relying on interviews and document analysis as data collection methods. Results show that students enjoyed particularly the flexibility of the media mash-up and the opportunity to learn about different technologies for learning and teaching. As far as improvements of the online learning experience, students suggested an increase of the frequency of synchronous sessions and the use of additional content in audio and visual/video formats.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3075
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
uma investigação do uso.pdf273,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.