Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3074
Título: Projetos de vídeos interativos no ensino superior : multimédia semântico e a aprendizagem
Autor: Maneira, António
Freitas, João Correia de
Palavras-chave: Web semântica
Ensino superior
Aprendizagem
Web 2.0
Korsakow
Semantic web
Higher education
Learning
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Maneira, António; Freitas, João Correia de - Projetos de vídeos interativos no ensino superior [Em linha]: multimédia semântico e a aprendizagem. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-20
Resumo: Num panorama de crescente utilização da internet e nomeadamente da Web 2.0 nos mais variados contextos profissionais e pessoais é necessária a promoção de um conjunto de novos conhecimentos, capacidades, competências e atitudes no ensino por forma a fazer chegar a mais pessoas formas inclusivas de literacia digital. Descreve-se aqui um estudo em curso onde se desenvolveu e aplicou um modelo de ensino-aprendizagem que integra a utilização de ferramentas da Web 2.0 e a produção por parte dos alunos de vídeos interativos. A componente mais inovadora do estudo está associada ao recurso a uma aplicação (Korsakow), que facilita a estruturação de segmentos de vídeo numa lógica sequencial não-linear enfatizando uma abordagem semântica dos conteúdos. O estudo desenvolve-se de acordo com uma abordagem “design-based” que aqui será apresentada assim como indicadores iniciais do sucesso da implementação das várias intervenções desenvolvidas.
In the context of the increasing use of the internet and particularly of the Web 2.0 in the most diverse professional and personal contexts the promotion in schools of a new set of notions, capabilities, skills and attitudes is considered necessary as a way to extend the reach of an inclusive digital literacy. This paper describes an ongoing study where a teaching-learning model was developed and applied with the aim of supporting the use of Web 2.0 tools and student’s production of interactive videos. Innovation in this study mainly drives from the emphasis on the content semantic structuring that the proposed model allows, mainly associated with the use of an application (Korsakow) that facilitates non-linear sequential structuring of video segments. The study followed a design-based approach that will here be presented as well as initial indicators of success in the model in the developed project iterations.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3074
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
projetos de videos. pdf.pdf300,03 kBAdobe PDFVer/Abrir
projetos de videos - apresent..pdf628,92 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.