Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3070
Título: A utilização de recursos educativos digitais no ensino superior a distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos
Autor: Barros, Daniela Melaré Vieira
Francisco, Maria Cristina Amado
Palavras-chave: Recursos educacionais abertos
Recursos educativos digitais
Tecnologia da educação
Elearning
Ensino superior a distância
Open educational resources
Digital educational resources
Educational technology
Distance higher education
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Barros, Daniela Melaré Vieira; Francisco, Maria Cristina Amado - A utilização de recursos educativos digitais no ensino superior a distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...[Em linha] : atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-22
Resumo: A educação de nível superior a distância, na atualidade, é indissociável das tecnologias e da informação por ela acedida. O interesse em investigar o modo como os estudantes desta modalidade de aprendizagem atuam perante a facilidade em aceder a informação disponível em suporte tecnológico, nomeadamente de recursos educativos digitais, permite estabelecer padrões educativos e conducentes a reflexões sobre metodologias educacionais. Com esta premissa, a presente investigação foi realizada com estudantes de primeiro ciclo de nível superior da Universidade Aberta, na caraterização que estes fazem do uso das tecnologias e da informação acedida tecnologicamente, de forma a estruturarem os seus conhecimentos nas diferentes áreas para obtenção do grau de licenciatura, na modalidade a distância. A metodologia adotada foi qualitativa e quantitativa e os instrumentos utilizados foram a aplicação de um questionário disponibilizado eletronicamente. Os resultados da análises permitiram identificar caraterísticas e interpretá-los com base em teorias de autores especialistas na área abrangente da educação pelo digital.
The higher distance education, in actuality, is inseparable from the technology and information accessed through it. The interest in investigating how students of this type of work before learning the ease in accessing the information available in electronic technology, especially for digital educational resources, allows to establish educational standards and leading to reflections on educational methodologies. With this premise, the present investigation was conducted with students of the first cycle of higher education at the Open University, the characterization of these make use of technology and information technology accessible, in order to structure their knowledge in different areas for the degree bachelor, in the distance. The methodology was qualitative and quantitative and the used instrument was a questionnaire made available electronically. The results have identified features and interpret them based on theories of expert authors in the field of education through comprehensive digital.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3070
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A utilização de recursos.pdf621,21 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.