Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3066
Título: Leitura(s) na adolescência e a formação do leitor literário : missão (quase) impossível?
Autor: Tomé, Maria da Conceição
Bastos, Glória
Palavras-chave: Leitura
Adolescência
Leitor modelo
Reading
Adolescents
Model reader
Data: 2013
Editora: CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho
Citação: Tomé, Maria da Conceição; Bastos, Glória - Leitura(s) na adolescência e a formação do leitor literário [Em linha] : missão (quase) impossível? In Encontro Nacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, 9, Braga, 2013 - "Atas do 9º Encontro Nacional...". Coordenado por F. L. Viana [et al.]. Braga : CIEC, 2013. ISBN 978-972-8952-29-7. p. 102-116
Resumo: As vantagens da leitura na adolescência são apontadas por diversos investigadores e situam-se em vários níveis, nomeadamente no campo da competência literária e a nível psicológico,entre outros. No entanto, frequentemente, os anos da adolescência são aqueles em que uma parte significativa dos sujeitos se afasta dos hábitos leitores adquiridos na infância ou em que os adolescentes sem grandes hábitos de leitura ou com dificuldades a este nível dificilmente estreitam a sua relação com os livros. A adolescência é, pois, associada a um "tempo de crise" nesta questão particular da leitura, sobretudo da leitura literária. Partindo do atual contexto português, do diagnóstico realizado aos hábitos de leitura dos adolescentes e às suas competências leitoras, pretende-se nesta comunicação analisar as características das produções literárias que encontram maior adesão junto dos adolescentes.Visa-se, ainda, traçar um esboço do leitor modelo que solicitam esses textos e analisar a sua contribuição para a formação de um leitor literário.
The benefits of reading during the period of adolescence are described and analyzed by many researchers. We can situate these benefits at several levels, namely at literary or psychological level, among others. However, we also know that many adolescents move away from the reading habits acquired in childhood and that teenagers without great reading habits or with reading problems will not easily connect with books. In this context, adolescence is therefore associated with a "time of crisis", especially of literary reading. Based on the current Portuguese context, in the diagnosis made on the reading habits of adolescents and their reading competences, this paper aims to analyze the haracteristics of literary productions that seems have more acceptance among adolescents. We also intend to delineate the model reader suggested by these texts and to analyze their contribution to literature reader formation.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3066
ISBN: 978-972-8952-29-7
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
confBRAGA-LI.pdf338,06 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.