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Título: Explorar conexões entre matemática local e matemática global
Autor: Latas, Joana
Moreira, Darlinda
Palavras-chave: Matemática local
Matemática global
Conexões matemáticas
Quadriláteros
Local mathematics
Global mathematics
Mathematical connections
Quadrilaterals
Data: Dez-2013
Editora: Hilbert Blanco-Álvarez
Citação: Latas, Joana; Moreira, Darlinda - Explorar conexões entre matemática local e matemática global [Em linha]. "Revista Latinoamericana de Etnomatemática". ISSN 2011-5474. Vol. 6, Nº 3 (2013), p. 36-66
Resumo: A integração de aspectos culturais nos currículos é um meio de legitimar vivências dos alunos e de responder à diversidade cultural, em prol de uma maior equidade na aprendizagem matemática com significado (e.g. Bishop, 2005; Gerdes, 2007; Moreira, 2008). Neste artigo, pretendemos destacar o papel da matemática cultural no desenvolvimento da predisposição para estabelecer conexões matemáticas e na comunicação matemática. Tal objectivo enquadra-se numa investigação mais ampla (Latas, 2011), na qual se desenvolveu um projecto curricular, cuja conceptualização seguiu uma abordagem etnomatemática. Os resultados sugerem que os alunos: i) se apropriaram de práticas culturalmente distintas pela relação que estabeleceram com os seus conhecimentos prévios; ii) revelaram gradualmente maior predisposição para o estabelecimento de conexões matemáticas; iii) aprofundaram conhecimentos matemáticos locais e globais na interação entre ambas as dimensões.
The integration of cultural aspects in the school curricula is a means to legitimize students’ experiences and to consider their cultural diversity in favor of equity for meaningful mathematical learning. (e.g. Bishop, 2005; Gerdes, 2007; Moreira, 2008). In this article we highlight the role of cultural mathematics to develop a predisposition to establish mathematical connections. This objective is framed in a broader research (Latas, 2011) in which a qualitative methodology of an interpretative nature was followed. Data was gathered using participant observation, interviews, documentary analysis and the design of a curricular project. The conceptualization of the project followed an ethnomathematical approach and it was implemented in a 7th grade class where the teacher played simultaneously the role of researcher. The results suggest that students: i) appropriated culturally distinct practices through the relationships that they established with their previous knowledge; ii) gradually revealed a greater predisposition to establishing mathematical connections; iii) deepened local and global mathematical knowledge by relating both dimensions.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3065
ISSN: 2011-5474
Versão do Editor: http://revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/issue/current
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