Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3062
Título: A educação, a comunicação e o diálogo interculturais através da dança : um estudo de caso
Autor: Sousa, Sara Morais Ribeiro de
Orientador: Ferreira, Manuela Malheiro
Palavras-chave: Comunicação intercultural
Diálogos
Dança
Educação intercultural
Expressividade
Interculturalismo
Análise qualitativa
Análise de dados
Estudo de casos
Dance
Communication
Education
Dialogue
Interculturality
Data de Defesa: 2013
Citação: SOUSA, Sara Morais Ribeiro de - A educação, a comunicação e o diálogo interculturais através da dança [Em linha] : um estudo de caso. Porto : [s.n.], 2013. 222 p.
Resumo: A Dissertação de Mestrado que se apresenta tem como foco principal uma Investigação centrada num Estudo de Caso, modelo de análise qualitativa, subordinada ao título: A Educação, a Comunicação e o Diálogo Interculturais através da Dança – Um Estudo de Caso. O objectivo principal desta investigação consiste em avaliar o impacto do ensinoaprendizagem da dança enquanto forma de expressão artística intercultural, no seu contributo quanto à sensibilização de professores e alunos para a comunicação e para o diálogo interculturais. O Quadro Teórico-Conceptual, que norteia toda esta investigação, é composto por três capítulos que consideramos de capital importância: I - A Dança nos Processos de Educação, Comunicação e Diálogo Interculturais, II - Ensino-Aprendizagem da Dança como Forma de Expressividade de Povos e Culturas e III - Danças em Sociedades Orientais e Brasileiras numa Visão Social, Cultural e Visual. O Estudo Empírico foi realizado numa instituição portuguesa de ensino privado, denominado Ginásio da Venda Nova, situado na cidade de Rio Tinto - concelho de Gondomar, distrito do Porto. Para este estudo, e, dada a sua perspectiva intercultural, foram escolhidas danças brasileiras e danças orientais, nomeadamente, o samba, o forró e axé do Brasil, e a dança do ventre do Oriente. Dado tratar-se de um Estudo de Caso, as opções metodológicas incidiram sobre um conjunto de nove entrevistas semiestruturadas, cujos intervenientes foram constituídos pelo Director do Ginásio, pelas Professoras e pelas Alunas das danças em estudo. Os resultados, validados e consolidados através de uma análise de conteúdo organizada a partir de uma categorização cuidada e reflectida, conduziram a indicadores de significativo interesse, onde a sensibilização para as artes e para as danças de povos e culturas foram um incentivo à valorização do outro permitindo a educação, a comunicação e o diálogo interculturais.
The Master's Dissertation presented here is focused primarily in an Investigation centered on a Case Study of qualitative analysis model, under the title: Intercultural Education, Communication and Dialogue through Dance - A Case Study. Assuming that dance is a form of intercultural artistic expression, the main objective of this investigation is to assess the impact of teaching-learning of dance in its contribution to the awareness of teachers and students for intercultural communication and for intercultural dialogue. The Theoretical and Conceptual Framework, which guides all research, consists of three chapters that we consider of vital importance: I - Dance in Processes of Intercultural Education, Intercultural Communication and Intercultural Dialogue, II - Teaching-Learning of Dance as a Form of Expression of Peoples and Cultures, and III - The Dances in Oriental and Brazilian Societies in a Social, Cultural and Visual Vision. The Empirical Study was accomplished in a Portuguese institution of private education, named Ginásio da Venda Nova, located in the city of Rio Tinto - county of Gondomar, district of Porto. For this study, and, given its intercultural perspective, were chosen the Brazilian dance and Oriental dance, including Samba, Forró and Axé from Brazil and Belly Dance from Orient. Given that it is a Case Study, the methodological choices were focused on a set of nine semi structured interviews. These interviews were held to the Director of the gym, the Teachers and the Students of the dances studied. The results, validated and consolidated through a content analysis organized from a careful and thoughtful categorization, led to interesting and significant results, where the awareness for arts and for dances of people and cultures, were an incentive to each other valorization, allowing an intercultural education, an intercultural communication and an intercultural dialogue.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais aptresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3062
Aparece nas colecções:Mestrado em Relações Interculturais / Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SaraSousa Dissertação MRI UnivAberta2013.pdf4,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.