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Título: O impacto de estratégia de observação de aulas na mudança das práticas dos professores : um estudo numa escola da região de Setúbal
Autor: Meireles, Maria Gabriela de Salis e
Orientador: Miranda, Branca
Palavras-chave: Supervisão
Educação
Orientação pedagógica dos professores
Observação
Formação de professores
Investigação ação
Atitude do professor
Reflexão
Análise de dados
Metodologia da investigação
Estudo de casos
Supervision
Clinical supervision
Investigation-action
Observation cycle
Selective approach
Data de Defesa: 2013
Citação: Meireles, Maria Gabriela de Salis e - O impacto de estratégia de observação de aulas na mudança das práticas dos professores [Em linha] : um estudo numa escola da região de Setúbal. Lisboa : [s.n.], 2013. 181 p.
Resumo: Tendo em conta que a observação de aulas é uma das estratégias possíveis para analisar as práticas letivas e, consequentemente, dessa análise, se poder partir para um processo de melhoria dessas práticas; o presente estudo pretende investigar de que forma as representações sobre a estratégia de observação de aulas, em professores em início de carreira e experientes, podem influenciar a abertura para a mudança das práticas, assim como se existe uma relação entre essas representações e algumas variáveis profissionais nestes dois grupos de professores, por exemplo, a experiência profissional situação na carreira profissional e a formação especializada. O interesse pelo tema resultou do facto de, atualmente, se verificar uma forte tendência para a valorização profissional a partir da prática, em torno da qual a observação de aulas passou a ser o foco de toda a atividade profissional dos professores. Ora, este aspeto, aliado ao facto de desenvolvermos a nossa atividade profissional como professora, numa escola em que o número de professores do quadro, é muito superior aos contratados e, em que as faixas etárias entre os professores do quadro e contratados, podem ter um hiato que varia entre os dez e os vinte anos, podendo corresponder a experiências e, práticas letivas diferentes, foram variáveis que determinaram a motivação para este estudo. O estudo pretendeu responder a questões relacionadas com a relevância da estratégia de observação de aulas como uma estratégia para a mudança das práticas, procurando identificar constrangimentos, e possíveis caminhos para ultrapassar esses constrangimentos. Optámos por privilegiar a metodologia do estudo de caso e desenvolver este trabalho numa escola do 3.º Ciclo e Ensino Secundário na Sede de Concelho do Distrito de Setúbal. Os dados resultantes deste estudo apontam para o facto de os professores considerarem que a estratégia de observação de aulas é uma das mais relevantes para a melhoria das práticas letivas, porém a dimensão formativa da estratégia de observação de aulas parece estar ofuscada pela dimensão avaliativa e, consequentemente, a melhoria das práticas poderá ficar para segundo plano, sendo a formação um possível caminho para iniciar um processo de mudança.
Class observation is one of the possible strategies to analyse academic practice and its changes, and only based in that analysis can we proceed to its effective improvement. The current study tries to explore the ways in which class observation of two specific groups of teachers (teachers in the beginning of their careers and more experienced teachers) can spring about changes in academic practices. Furthermore, we also aim at verifying if there is any relation between the ways they perceive the observation of classes and their professional career (based on professional experience, career position and/or if they have undergone any specialized training). The interest in this topic emerged from the fact that, at present day, there are strong trends towards professional assessment stemming from academic practice, and that class observation increasingly becomes the focus for such teacher professional activity. The fact that we develop our own professional activity as teacher in a school where the number of experienced teachers (with tenure) is much higher than the number of those holding a temporary contract, and considering that the age gap between them ranges from ten to twenty years, corresponding to a wide variety of life experiences and academic practices, also contributed to our motivation to undertake this study. The study was primarily intended to answer questions related with the importance and adequateness of class observation as a strategy to change current school practices, trying to identifying main constraints and possible solutions to solve them. We have chosen the ‘case study’ methodology and developed this research in a school located in Setúbal, a municipality 60 km South of Lisbon. The data gathered in this study showed that both groups of teachers consider the strategy of class observation as one of the most relevant to the improvement of academic practices. However, the formative dimension of such strategy, seems to be dimmed by its perceived evaluation dimension and, consequently, the possibility of its use to improve school practices is somewhat impaired. This study argues that formative training of observers and voluntary acceptance of class observation by teachers seems to be a promising strategy to start an effective changing process in schools.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3054
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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