Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3049
Título: Novas práticas, novos olhares sobre o uso de mídias na educação
Autor: Araújo, Célia Maria
Dantas, Eugênia Maria
Palavras-chave: Tecnologia
Média e educação
Technology
Media and education
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Araújo, Célia Maria; Dantas, Eugênia Maria - Novas práticas, novos olhares sobre o uso de mídias na educação [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-9
Resumo: Diferentes dispositivos midiáticos já fazem parte da realidade de um número significativo de escolas. Essa presença, no entanto, não é suficiente para garantir que esses dispositivos efetivamente se articulem ao processo de ensino/aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso que eles não só sejam percebidos como recursos pedagógicos eficientes, mas adequadamente utilizados em sala, respeitando-se o potencial de cada um. Partindo dessa compreensão esse trabalho apresenta algumas reflexões sobre as proposições dos alunos/professores participantes do Curso de Especialização em Mídias na Educação ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O curso faz parte do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação do Ministério da Educação – Brasil. Tem como objetivo contribuir na formação continuada de professores da Educação Básica, permitindo-os produzir e estimular a produção nas diferentes mídias, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem. Além da integração das diversas mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, uma das principais características do Programa é o estímulo à produção de professores em suportes midiáticos distintos. A concepção pedagógica que sustenta o Programa Mídias na Educação pressupõe, justamente, a autoria como característica essencial a uma aprendizagem autônoma e significativa. As proposições de intervenção nas escolas revelaram o contexto de precariedade de recursos humanos capacitados no ambiente escolar, por outro lado, mostrou a capacidade de transformação e de um novo olhar a partir de novas práticas educacionais com o uso dessas mídias.
Different media devices are already part of the reality of a significant number of schools. This presence, however, is not sufficient to ensure that these devices effectively articulate the process of teaching / learning. For this to occur, it is necessary not only that they are perceived as effective teaching resources, but properly used in the classroom, respecting the potential of each. On that understanding this paper presents some reflections on the propositions of students / teachers participating in the Specialization Course in Media in Education offered by the Federal University of Rio Grande do Norte. The course is part of t he Continuing Education Program in Media in Education of the Ministry of Education - Brazil. Aims to contribute to the continuing education of teachers of basic education, enabling them to produce and stimulate production in different media in order to art iculate a conception pedagogical and interactional learning. Besides the integration of various media in the process of teaching and learning, a major feature of the program is to stimulate the production of teachers in different host media. The instructional design that supports the Media in Education Program presuppose precisely the authorship as an essential characteristic of a significant and autonomous learning. Propositions intervention in schools revealed the precarious context of trained human resou rces in the school environment, on the other hand, showed the ability to change and a new look from new educational practices with the use of these media.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3049
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Novas práticas.pdf234,31 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.