Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3047
Título: Modelos pedagógicos de ensino superior a distância
Autor: Rosa, Selma dos Santos
Angotti, José André Peres
Mendes, António Quintas
Palavras-chave: Modelos de EaD
Educação online
Ensino a distância
Models of distance education
Online education
Distance education
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Rosa, Selma dos Santos; Angotti, José André Peres; Mendes, António Quintas - Modelos pedagógicos de ensino superior a distância. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-20
Resumo: No Brasil, vislumbra-se que uns dos desafios postos aos Modelos Pedagógicos de Educação a Distância no ensino superior, é transcender do discurso de Modelos com potencialidades voltadas à interação e à colaboração pedagógica virtuais para a prática cotidiana de quem a consolida. Essa configuração que caracteriza a EaD online tem sido indicada com potenciais para alterar as formas de Educação. Nesta pesquisa, objetivou-se analisar como as Tecnologias de Informações e Comunicação digitais (re)configuram Modelos Pedagógicos de EaD tradicionais para online no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, constituída por uma revisão bibliográfica e um estudo de caso coletivo, do qual participaram 3 instituições brasileiras: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal Fluminense, e 2 cursos: Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. Utilizaram-se, como instrumentos de coleta de dados entrevistas orais estruturadas, organizadas em um guia composto por questões abertas aplicadas a 29 docentes, dados dos projetos dos cursos dessas instituições, do Sistema Universidade Aberta do Brasil e de documentos legislativos. Os resultados encontram-se organizados nas seguintes categorias de análise: mudanças paradigmáticas; componente presencial; recursos didáticos; interação pedagógica; e aprendizagem colaborativa. Constata-se que, nas instituições participantes desta pesquisa, não há uma abordagem única para o uso das Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação a Distância e que existem vários Modelos híbridos (online e offline) ou puros (online). Os resultados igualmente apontam que o desenvolvimento com fluência e crítica tecnológica dos docentes, e também dos alunos, e o acesso garantido às tecnologias que possibilitam conexão de qualidade constituem um dos desafios para a (re)configuração do Modelo de Educação a Distância tradicional para o online. Entretanto, a partir do discurso dos docentes, pode-se aferir que o Modelo de Educação a Distância brasileiro está cada vez mais sendo potencializado pelo Modelo online.
In Brazil, it is envisaged that some of the challenges tackled for the Pedagogical Models of Distance Education in higher education is to transcend the discourse Models with the competences turned to the interaction and collaboration of the virtual pedagogical model in the daily practice of the person who consolidates. This background featuring online DE has been indicated as potential method to change the ways of education. This research aims to investigate how the digital Information and Communication Technologies (re)arrange traditional Pedagogical Models of Distance Education to the online model for the higher education. This is a qualitative research, containing information based on a literature review and a shared case study, which were conducted by three institutions in Brazil – Federal University of Rio Grande do Norte, Federal University of Santa Catarina and Federal University Fluminense – and two under graduation courses, in Physics and Mathematics. The resources used for collecting the data were: oral interviews, organized in a guide consisting in open questions applied at 29 professors, and some assignment data of the courses offered by the System Open University of Brazil and legislative documents. The results are organized in the following categories of analysis: paradigmatic changes; classroom component; didactic resources; pedagogical interaction, and collaborative learning. It seems that, for the Institution of higher education participating in this study, there is not a single method to the use of Information and Communication Technologies in distance education and there are several hybrid models (online and offline) or only (online). The results correspondingly indicates that exist an eloquence and critic on the development of technological from the professor, as well as from the students, and the guarantee access to the technologies which enable a good quality connection is one of the challenges at the (re) configuration on the traditional model of online distance education. However, from the discourse of teachers, we might infer that the brasilian model will be increasingly enhanced by Model online.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3047
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

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