Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3046
Título: Modelos pedagógicos e utilização das TIC no ensino superior
Autor: Morais, Carlos
Miranda, Luísa
Alves, Paulo
Barros, Daniela Melaré Vieira
Palavras-chave: Elearning
Ambiente virtual de aprendizagem
Modelos pedagógicos
Ensino superior
Virtual learning environments
Pedagogical models
Higher education
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Morais, Carlos [et al.] - Modelos pedagógicos e utilização das TIC no ensino superior [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-17
Resumo: Os principais atores dos cenários pedagógicos são os professores e os alunos. O desenvolvimento de modelos pedagógicos deve ter em conta estes atores, o contexto de ensino e aprendizagem e os meios disponíveis. Assim, desenvolveu-se um estudo com uma amostra de professores e de alunos do ensino superior que teve como principais objetivos: compreender a perceção do uso das TIC nas unidades curriculares, bem como compreender a perceção do uso das TIC fora do âmbito das unidades curriculares, nomeadamente em termos de dispositivos móveis, email e de redes sociais. Relativamente à perceção do uso das TIC nas unidades curriculares, praticamente todos os professores utilizam o ambiente virtual adotado pela instituição e as TIC nas suas unidades curriculares e mais de 65% dos alunos utiliza uma quantidade moderada de TIC nas suas unidades curriculares. As principais vantagens que os alunos reconhecem à utilização das TIC nas unidades curriculares são: aceder a recursos a qualquer hora, em qualquer local; melhorar a sua aprendizagem; poupar tempo e melhorar o ensino dos professores. Da perceção do uso das TIC fora do âmbito das unidades curriculares salienta-se que os dispositivos móveis mais utilizados quer pelos professores quer pelos alunos são o telemóvel sem acesso à internet e o smartphone Android. No uso das redes sociais, mais de 70% dos alunos utiliza-as diariamente e apenas 7% não as utiliza, enquanto nos professores 29% utiliza-as diariamente e 23% nunca as utiliza. Constata-se que professores e alunos utilizam de forma assídua as TIC, o que abre boas perspetivas para a criação e implementação de novos modelos pedagógicos.
The main actors of the pedagogical scenarios are teachers and students. The development of pedagogical models must take into account these actors, the learning and teaching context, and the resources available. Thus, we developed a study with a sample of higher education teachers and students in order to achieve the following goals: understand their perception of ICT use in their subjects, as well as understand their perception of ICT use outside the scope of the course, particularly as far as mobile devices, email and social networking are concerned. With regard to the perception of ICT use within the subjects, almost all teachers use the virtual environment adopted by the institution as well as ICT in their courses and more than 65% of students use a moderate amount of ICT in their courses. The main advantages that students recognize in the use of ICT in their courses are: the access to resources anytime and anywhere; the improvement of their learning; time saving; and the improvement of teaching. With regard to the perception of ICT use outside the scope of the courses, the results show that most mobile devices used both by teachers and students are mobile phones without internet access and Android smartphones. As far as social networks usage is concerned, more than 70% of students use them daily and only 7 % do not use any social networks, while 29 % of teachers use social networks daily and 23 % never use them. The conclusion drawn is that both teachers and students use ICT on a regular basis, which opens good perspectives for the creation and implementation of new teaching models.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3046
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

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