Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3044
Título: A comunicação em uma estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos de pedagogia - UAB/Brasil
Autor: Silva, Alessandra Lisboa da
Palavras-chave: Pequenos grupos colaborativos
Aprendizagem colaborativa
Comunicação em grupo
Alunos de ensino a distância
Tutor a distância
Small collaborative groups
Collaborative learning
Group communication
Student distance
Distance learning tutor
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Silva, Alessandra Lisboa da - A comunicação em uma estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos de pedagogia - UAB/Brasil [Em linha] - In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-14
Resumo: Este estudo analisa a comunicação em uma estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online, do curso de Pedagogia a distância da Universidade de Brasília, considerando a importância de pesquisas sobre sistemas de Educação a Distância. O estudo defende que a compreensão acerca da estratégia pedagógica dos trabalhos em pequenos grupos, contribui para a eficácia da utilização de estratégias colaborativas de aprendizagem. Esta pesquisa qualitativa constitui-se em um estudo de caráter exploratório. Participaram do estudo 23 alunos dos polos da Universidade Aberta do Brasil das cidades de Carinhanha, estado da Bahia e Alto Paraíso, estado de Goiás. Os dados foram coletados dos registros do ambiente virtual de aprendizagem e de um questionário do Google Docs. As análises dos dados, adaptados da técnica de análise de conteúdo de Bardin, com auxílio da ferramenta nuvens de palavras, conclui-se que analisar estratégias pedagógicas de trabalhos em grupos colaborativos permite ampliar, compreender e identificar a forma de comunicação em grupo, a dialogicidade entre os sujeitos, a interatividade e construção do conhecimento dos sujeitos instituídos em grupos, mediatizados pelas ações do tutor a distância.
This study examines communication in a pedagogical strategy of small collaborative groups online, the course of Pedagogy from the University of Brasilia, considering the importance of research on distance education systems. The study argues that the understanding of the pedagogical strategy of small group work, contributes to the effective use of collaborative learning strategies. This qualitative research is in a exploratory study. The study involved 23 students of the poles of the Open University of the cities of Carinhanha Brazil, Bahia and Alto Paraíso, Goiás State Data were collected from records of the virtual learning environment and a questionnaire Google Docs. Data analysis, adapted the technique of content analysis Bardin, using the tool word clouds, we conclude that analyzing teaching strategies work in collaborative groups allows to extend, understand and identify ways of communication group dialogicity between subjects, interactivity and building knowledge of the subjects introduced in groups, mediated by the actions of the distance tutor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3044
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A comunicação em uma.pdf584,44 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.